Fumar provoca 50 tipos de doenças, alerta INCA

Fumar provoca 50 tipos de doenças, alerta INCA

Publicada em 27/08/2016 07:59:18

O fumo provoca 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)


O fumo provoca 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Conscientes dos prejuízos à saúde, os fumantes que decidem abandonar o vício sabem que esta não é uma tarefa fácil. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, o pneumologista Marcel Albuquerque fala sobre a metodologia mais eficaz para tratar a dependência de forma definitiva.

“O cigarro causa tanto a dependência química quanto a psicológica. Isoladamente, nenhum tratamento é eficaz. Pacientes que optam por fazer a reposição de nicotina por conta própria, muitas vezes, não conseguem o resultado esperado a longo prazo, pois a dependência maior pode ser psicológica, por exemplo”, explica.

Coordenador do Programa de Cessação do Tabagismo do Hospital Cárdio Pulmonar, o pneumologista Marcel Albuquerque afirma que é preciso um acompanhamento médico e psicológico para entender qual a dependência do paciente para que o tratamento tenha êxito.

Estudos mostram que a abordagem multidisciplinar é o método mais eficiente para os pacientes abandonarem o cigarro definitivamente. Deste modo, programa do Cárdio Pulmonar foi montado com um pneumologista e uma psicóloga com experiência na área de cessação de tabagismo, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde que, através do Instituto Nacional do Câncer (Inca), desenvolve as ações que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2016/08/27/fumar-provoca-50-tipos-de-doencas-alerta-inca

Comentários