Piscinas verdes no salto e no polo geram piadas entre atletas, mas Rio-2016 reafirma qualidade da água

Piscinas verdes no salto e no polo geram piadas entre atletas, mas Rio-2016 reafirma qualidade da água

10/08/16 12:38 Atualizado em10/08/16 14:34



A cor da água da piscina dos saltos ornamentais e de polo aquático chama bastante a atenção desde terça-feira. Esverdeado, o espelho d'água no Maria Lenk virou motivo de brincadeiras e críticas entre atletas.

Tania Cagnotto, atleta de salto ornamental da Itália, escreveu no seu Twitter com a foto da piscina ao fundo:

“Vamos lá, provar a emoção de saltar em um lago hoje”, disse ela.

Já a também saltadora italiana Noemi Batki postou uma carinha triste na mesma rede social.

“Situação atual: filtros quebrados na piscina olímpica”, criticou, com cara de triste na foto.

A britânica Tonia Couch, que ficou em quinto lugar ao lado da parceira Lois Toulson, até brincou com a cor da água.

“É tão verde! Mas conseguimos nossa melhor nota, então talvez devêssemos pedir piscina verde daqui para frente. Eu até que gostei”, disse.

O problema apareceu de repente e o Comitê Rio 2016 soltou um comunicado no Twitter, na noite desta terça-feira, dizendo que a causa ainda estava sendo apurada, mas que testes foram feitos e não havia risco para a saúde dos atletas. Na manhã desta quarta-feira, o diretor de comunicação do Rio-2016, Mario Andrada, reiterou que a água estará limpa tanto no salto quanto no polo.

— Houve um decréscimo na alcalinidade da água, foi a razão da mudança de cor. A piscina maior também está sendo afetada. Tratamos durante a noite, o nível de alcalinidade está melhorando, esperamos que volte a ficar azul em breve. Tivemos um evento teste na mesma área, na mesma piscina, mas estamos usando a piscina por um período mais longo, e claro que o pessoal que cuida disso deveria ter feito mais testes e falhamos em observar que, com mais atletas, poderia ter um efeito na água. Mas não há absolutamente risco à saúde de qualquer um. Deve voltar à cor azul durante a tarde. Esperávamos que acontecesse de manhã, mas a chuva afetou. Testamos diversas vezes a qualidade da água para confirmar que não há risco — afirmou Andrada.

“A gente estava treinando mais cedo e a água já estava meio estranha. Aí quando a gente voltou, a água estava verde, igual um lago. Já teve uma vez que aconteceu isso, mas não foi aqui no Maria Lenk, foi em Brasília, e falaram que a bomba tinha quebrado. Então acho que aconteceu a mesma coisa aqui, mas não atrapalhou não”, garantiu a brasileira Ingrid Oliveira, na terça-feira.

A canadense Meghan Benfeito, que conquistou o bronze ao lado de Roseline Filion, disse que elas preferiram não abrir a boca depois do salto na piscina verde por precaução.

— Não abrimos a boca por precaução — disse na terça após a prova



Comentários