Trabalhar pode reduzir doenças crônicas em idosos, diz estudo

Trabalhar pode reduzir doenças crônicas em idosos, diz estudo

Pessoas com mais de 50 anos que trabalham em tempo integral ou parcial têm uma saúde melhor

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 09/08/2016

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado da Georgia e da Universidade do Estado da Flórida mostra que pessoas com idade entre 50 e 64 anos, que trabalham ou são voluntárias, têm uma redução no surgimento de doenças cônicas ou limitações funcionais, como a incapacidade de caminhar ou subir escadas.

O principal autor do estudo, Ben Lennox Kail, revela a importância dessa descoberta: "Se pudermos encontrar intervenções que retardam em estágio inicial alguma deficiência, seremos capazes de ajudar as pessoas a viverem mais e saudáveis, porque a diminuição da função física está associada a um maior risco de mortalidade. O que estamos discutindo é a importância de existirem programas que incentivem as pessoas que são saudáveis o suficiente para continuarem a trabalhar a fazê-lo, pois isso pode intervir nas condições da saúde futuramente."

Os dados utilizados vieram da Pesquisa de Saúde e Aposentadoria, realizada entre 1998 e 2012. Foram coletadas informações de 13.268 pessoas com mais de 50 e menos de 62 anos. A entrevistas eram feitas a cada dois anos.

A melhora do desempenho físico é a chave para que a população possa envelhecer de maneira saudável. Esse progresso é essencial para a redução da mortalidade nos EUA, resultando na diminuição das despesas de saúde individuais e públicas. Só lá quase 20% dos homens e 30% das mulheres com mais de 65 anos têm alguma limitação física.

O estudo constatou que as pessoas que trabalham ou são voluntários em atividades por mais de 100 horas/anos tinham menos limitações físicas e doenças crônicas do que aqueles que não faziam nenhum tipo de atividade.
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.

Comentários