5 dicas para ficar mais inteligente

5 dicas para ficar mais inteligente

Uma pesquisa aponta que novas experiências ajudam a exercitar o seu cérebro e o contrário - um comportamento muito rotineiro - pode levar até à atrofia

26/09/2016 - 17H54 - ATUALIZADA ÀS 18H21 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
(FOTO: DREAMSTIME)

A facilidade das crianças em aprender coisas novas acontece, principalmente, porque elas são colocadas o tempo todo em contato com diferentes experiências e usam sua imaginação para solucionar os problemas que surgem. Já os adultos preferem a rotina e costumam fazer aquilo que é prático, produtivo e conveniente. Mas isso não nos faz maisinteligentes.

De acordo com uma pesquisa feita pelo neurobiólogo, Lawrence C. Katz, ter novas experiências serve como um bom exercício para o cérebro. Isso porque experimentar algo novo oferece mais para o seu cérebro processar. Por outro lado, um comportamento muito rotineiro, pode levar até à atrofia no cérebro.

Por isso, Geil Browning, fundadora da Emergenetics International, empresa de desenvolvimento organizacional, separou 5 dicas que podem ajudar a desenvolver a capacidade cognitiva - a inteligência.

1. Procure novidades

Novidade não precisa ser algo novo para o mundo, pode ser algo diferente apenas para você. Geil explica que é importante estar aberto para essas novas experiências – que pode ser conhecer alguém novo, por exemplo – e saber aproveitar as oportunidades quando elas surgem.

2. Desafie-se

A razão pela qual a maioria das pessoas acaba ficando em sua zona de conforto é a falta de imprevisibilidade. A pessoa já sabe como agir e se comunicar em determinadas situações, mas se quiser desenvolver a inteligência, isso precisa ser diferente.

“O cérebro, como qualquer músculo do corpo, fica mais forte quando você oferece resistência. Você sabe que é bom naquilo que faz, mas tenha certeza que esteja se colocando em novos desafios que estimulem sua mente e o tirem da sua zona de conforto”, avisa Geil Browning.

3. Pensamento criativo

Um estudo, publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, descobriu que pessoas mais criativas têm um pensamento mais difuso, ou seja, usam mais áreas do cérebro e assim levam mais coisas em conta na hora de resolver um problema. Já pessoas com pensamento mais metódico tendem a focar sua atenção em algo restrito, assim deixam de considerar coisas que poderiam ajudar e complementar o processo.

Geil ainda explica que a criatividade ajuda na produtividade, eficiência, sucesso e na felicidade. “Deixe que seu cérebro faça o trabalho, em vez de ficar pedindo para que ele apenas memorize informações”.

4. Faça do jeito mais difícil

Estamos acostumados a ouvir que temos que ser eficientes, ou seja, gastar menos tempo e energia possível com algo. A tecnologia, cada vez mais, tem se desenvolvido para ajudar esse tipo de comportamento. No entanto isso não ajuda no desenvolvimento cognitivo.

Glein diz que pequenas mudanças no comportamento, como deixar de usar o GPS e calculadora, já podem fazer diferença. “Isso é exercício do cérebro. Não significa tornar cada virada na sua vida uma dificuldade, mas quando você puder, desafie a si mesmo um pouquinho de cada vez”.

5. Network

Essa dica é a mais importante, porque engloba todas as outras. Conhecer pessoas novas é benéfico, principalmente para as pessoas mais introspectivas. Esse processo te faz sair da sua zona de conforto e possibilita novas oportunidades e experiências.

“Deixe outras pessoas te mostrarem o caminho. Quanto mais pessoas você conhecer, a mais coisas você estará exposto e mais você experimentará”, finaliza Glein.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2016/09/5-dicas-para-melhorar-sua-inteligencia.html

Comentários