Beijar e brincar com gatos pode causar sérias doenças, alerta órgão de saúde

Beijar e brincar com gatos pode causar sérias doenças, alerta órgão de saúde

Doze mil pessoas contraem 'febre do arranhão' anualmente nos EUA; doença pode matar

POR O GLOBO-22/09/2016 10:18 / atualizado 22/09/2016 11:07
Animal Gato

RIO - Atenção, amantes de gatos: seus amigos felinos podem abrigar germes capazes de causar sérias doenças em humanos. Especialistas advertem que donos de gatos de estimação devem tomar medidas para prevenir a enfermidade conhecida como doença da arranhadura de gato. Também chamada de febre do arranhão de gato, o mal causa sintomas que variam de dor de cabeça a febre a inchaço dos gânglios linfáticos. Em casos raros, pode levar a complicações do cérebro ou do coração.

O Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC), órgão do governo americano, divulgou um relatório estimando a prevalência da doença do arranhão de gato naquele país. A cada ano, cerca de 12 mil pessoas são diagnosticadas com a doença, e 500 acabam hospitalizadas. As pesquisasrevelam ainda que a incidência desse mal é maior entre pessoas que vivem em estados do sul e entre crianças de 5 a 9 anos. Para chegar a esses números, os pesquisadores analisaram dados requisitados à segurança de saúde nacional, de 2005 a 2013, sobre pacientes de 65 anos e mais jovens.

Em estudos recentes, foi descoberto também que há cerca de 4.500 casos para cada 100 mil pessoas, sendo que uma minoria desse montante resulta em morte. A doença é causada por uma bactéria chamada Bartonella henselae e é transmitida dos gatos para os humanos através de mordidas ou arranhões. Uma forma de evitar que a doença se espalhe é protegê-los de pulgas.

Apesar de a ameaça ser pequena, os impactos são maiores do que se imaginava. Médicos recomendam que donos desses animais lavem suas mãos depois de acariciar seus pets e evitem o contato entre eles e gatos de rua, assim como tenham cuidado ao beijá-los ou aninhar-se a eles.

“A doença, apesar de rara, pode causar um número significativo de infecções anuais, algumas podem levar a enxaquecas bem como endocardite, dobrando potencialmente condições mortais”, segundo Robert Glatter, médico do Lenox Hill Hospital, em Nova York, ouvido pela emissora americana CBS News.

O CDC é um dos órgãos de saúde mais respeitados e bem aparelhados do mundo. Do centro de controle, saem pesquisas, estatísticas e alertas de saúde que servem não apenas para a população dos EUA.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/beijar-brincar-com-gatos-pode-causar-serias-doencas-alerta-orgao-de-saude-20157184#ixzz4L0mqWXdp

Comentários