Caixa Preta

Caixa Preta

Caixa Preta Esse termo é interessante pois pode ser observado de diversas formas; quer seja pela cor da caixa, quer pela excelente ajuda no entendimento das causas do desastre e acaba ainda tendo uso metafórico quando falamos de algo do qual não entendemos como funciona e temos apenas o resultado de um processamento misterioso . . .

Elazier Barbosa, 26 de setembro de 2016

CAIXA PRETA

Resultado de imagem para Caixa Preta

Esse termo é interessante pois pode ser observado de diversas formas; quer seja pela cor da caixa, quer pela excelente ajuda no entendimento das causas do desastre e acaba ainda tendo uso metafórico quando falamos de algo do qual não entendemos como funciona e temos apenas o resultado de um processamento misterioso . . .

ORIGEM

Historicamente foi o Dr. David Warren quem sugeriu a instalação de um equipamento desse tipo nos aviões para registrar suas informações sobre os ações de controle assim como as últimas conversas do piloto antes da queda.

Tudo começou na cabeça do Dr. David Warren quando da investigação da queda do avião The Comet. Ele sugeriu, em 1953, a instalação de algum equipamento que pudesse dar diversos tipos de informações dos últimos minutos que antecediam a queda.

Como quase sempre acontece com certas invenções, inicialmente essa também não foi muito aceita, no caso pelos pilotos que temiam serem “Espionados”. Mas hoje é de uso obrigatório e universal.

MODELOS DE CAIXA PRETA

Na realidade são utilizados dois equipamentos, (existem diversos modelos):

1-CVR = Cockpit Voice Recorder, que grava a voz , som ambiente da cabina de comando.

2- FDR = Flight Data Recorder, que grava, os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência e outros.

Ambos são dispositivos independentes que atuam para entender o que aconteceu nos últimos minutos do desastre.

O Dr. David Warren nasceu em 1925 na Austrália. Sempre se interessou por eletrônica apesar de atuar como professor de química.

Logo após a ocorrência de um acidente aéreo, os especialistas iniciam a localização da tal Caixa Preta, elemento fundamental para descobrir a causa da queda do avião.

O problema é achá-la, pois é construída para resistir muitos tipos de possíveis danos.

É praticamente indestrutível, resistindo ao impacto, fogo, ácidos, água e até mesmo à explosão do avião, sendo que os modelos mais novos:

-Suportam até 1.100 ºC de temperatura durante uma hora.

-Pressão hidrostática em profundidades de até 6000 m.

- Emitem um pulso sonoro, até numa profundidade de 4267 m.

Tendo sido encontrada a caixa preta, ela deve ser analisada e interpretada em um simulador de voo para obter as informações que antecederam o desastre.

QUAL A RAZÃO DO NOME?

Apesar do seu nome, sua cor é laranja, certamente porque com essa cor fica mais fácil de ser encontrada por exemplo à noite, e também de dia.

Já a cor preta além de se camuflar facilmente, é difícil de ser vista à noite.

A pergunta que se faz então é seguinte:

Porque ela é chamada de Caixa Preta se sua cor é laranja ou vermelho vivo?

Caixa Preta (Black box) é um termo genérico para equipamento eletrônico na aviação.

O termo é originário da RAF - Royal Air Force, durante a II Guerra Mundial. O preto da caixa preta, refere-se não a parte externa da caixa, mas sim, seu interior, impenetrável, com seus arquivos com informações misteriosas potencialmente perturbadoras.

Os próprios psiquiatras dizem que o cérebro humano é uma caixa preta.

As primeiras caixas pretas, eram bombas radar, “com visão”, (“radar bomb sights"). Mais tarde, o termo se expandiu e passou a incluir diversos dispositivos eletrônicos de navegação aérea.

Quando os registros de voo foram instalados nos aviões civis em 1958, o nome foi aplicado a estes instrumentos. É interessante comentar que as caixas pretas originais da II Guerra Mundial eram literalmente pretas e muitas peças dos equipamentos aviônicos continuaram a se manter nessa cor, apesar de o termo ser aplicado independentemente da cor que a “caixa” fosse pintada.

Assim a “Caixa preta” foi usada durante a II Grande Guerra para especificar o desconhecimento de como algum mecanismo interno funcionava apesar conhecer sua função.

Se um engenheiro soubesse que determinado dispositivo desse como saída Y e tivesse como entrada X, mas não entendia como isso acontecia, então tinha-se o conceito de caixa preta.

Essa sensação já vinha, pelo menos, desde 1953 e devia ao fato de a tripulação dos aviões não entenderem como aquele dispositivo funcionava (os componentes e seu processo eram um segredo militar muito bem guardados), apenas viam que funcionava.

-Novas caixas pretas estão entrando em cena, muito semelhantes às usadas nos aviões.

Esse dispositivo aos poucos está sedo incorporados em carros e locomotivas, nos Estados Unidos e na Europa.

O USO DO TERMO EM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

-Resumindo, o termo caixa preta tornou-se uma imagem recorrente hoje em dia nos meios de comunicação e na sociedade como um todo:

Exemplos:

-Texto de um relatório comercial: ... a caixa preta da contabilidade . . .

-Texto de um jornal da Flórida: ... os consumidores estão comprando uma caixa preta quando eles compram uma nova bateria

-Num jornal de Boston: Por que deveria a Microsoft abrir a caixa preta do Windows 2000 e deixar seus rivais ficar bisbilhotando seu conteúdo?

Tendo colocado essas informações técnicas, que se mostram muito interessantes, e serviram de introito nesse nosso artigo, vamos sequencia-lo metaforicamente.

A PNL - PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA EXPLICA

Vamos assumir que somos um avião e que ele sofre uma queda (uma frustração, um fracasso). A PNL nos ajuda a entender a nossa Caixa Preta, nossos pensamentos que resultaram em ações negativas responsável pelo que correu.


Então, pergunta-se, como anda a sua cabeça?

Você acha que ela está mais verdadeiramente para uma Caixa Preta? Você sabe que entra nela e não tem muito controle do que sai ou seja, nem sempre as decisões tomadas acabam sendo as mais adequadas?

Como falei, a PNL pode nos dar umas dicas; se pensarmos (processarmos) coisas negativas, vamos acabar sendo uma pessoa negativa.

Vou passar aqui a sequência do princípio proposto pela PNL, que é flash retirado meu novo livro em fase se impressão: Resiliência, Nossa Chave do Sucesso:

1) Pensamentos criam sentimentos.

1) Os sentimentos podem ser positivos ou negativos

2) Os pensamentos acabam virando palavras.

3) As palavras acabaram virando ações.

4) As ações viram comportamentos, os quais influem na nossa maneira de agir.

5) Nossos comportamentos acabam definindo aos olhos de terceiros o nosso valor positivo ou negativo.

6) Comportamentos viram resultados.

7) Os resultados viram valores que acabando definindo nossa a vida e o destino.

Então concluímos que:

1) Se pensamos e falamos de forma positiva, seremos uma pessoa positiva.

3) Aquilo que a gente fala, pensa acaba repercutindo no nosso corpo.

4) Os estados em que a pessoa se encontra são contagiantes.

5) A qualidade das nossas vidas está em função dos nossos pensamentos

6 Devemos ter cuidado com o que dizemos para nós mesmos e para os outros, porque as palavras produzem resultados e mudam nossa percepção e comportamento.”

Pesquisas feitas demonstraram que quando temos pensamentos de coisas ruins, acabamos fixando na nossa mente essas tragédias.

Fazendo testes sanguíneos revelaram que essas coisas negativas geram toxinas que produzem doenças no nosso organismo.

Já pensamentos positivos, com imagens agradáveis, tornam o nosso corpo mais protegido dessas toxinas.

Finalmente Pessoal, diferentemente da Caixa Preta convencional que será utilizada após o desastre, vamos desvendar o segredo da nossa Caixa Preta Mental para evitar que o desastre ocorra, e permitir que a nossa viagem para o sucesso transcorra em céus de brigadeiro e possamos pousarmos perto do pódio no sucesso que está nos esperando para coroar nossos esforços. Boa Viagem!

Resilência, nossa Chave do Sucesso- Elazier Barbosa - Palestrante
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/caixa-preta/98521/



Comentários