Conheça as cinco doenças que só atingem as mulheres e fique atenta à sua saúde

Conheça as cinco doenças que só atingem as mulheres e fique atenta à sua saúde

Redação Bonde - 14/09/2016 -- 11:10
Resultado de imagem para doenças que só atingem as mulheres
Quando alguém fala que não é fácil ser mulher, não duvide, já que elas passam por momentos muito complicados em alguns momentos da vida. Menstruação, cólicas e a dor do parto são apenas alguns exemplos. Confira uma lista com cinco doenças que só ocorrem nas mulheres.

1. Mioma

Ele é um tumor benigno do útero que consiste em uma desordem hormonal que causa um emaranhamento das fibras musculares, formando nódulos no órgão. Sua coloração é esbranquiçada, sua consistência é firme e afeta cerca de 50% das mulheres, em sua maioria as de pele negra.

Outro fator que pode facilitar o aparecimento da doença é a obesidade e a nuliparidade (não ter filhos). Um dos principais causadores da doença é o estrogênio, hormônio cuja ação está relacionada com o controle da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas.

2. TPM (Tensão pré-menstrual)

Com sintomas psíquicos e físicos, a TPM é a alteração hormonal que interfere no sistema nervoso central. Alguns profissionais afirmam haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. Contudo essa síndrome é normal e acompanha o cilco menstrual da mulher.

3. Candidíase vaginal

A infecção vaginal é ocasionada por um fungo, conhecido por Cândida ou Monília (Candida albicans), e causa um corrimento espesso e espranquiçado acompanhado de uma irritação local. A doença pode ocorrer mesmo sem o contato íntimo e alguns estudos indicam que quando a resistência vaginal está baixa, pode ocorrer a multiplicação do fungo.

Antibióticos, gravidez, diabetes, deficiência imunológica, anticoncepcionais e corticoides, relação sexual desprotegida com parceiro contaminado, roupas apertadas e biquínis molhados, lycra e roupa de academia que aumentam a temperatura vaginal) e duchas vaginais em excesso são fatores que podem facilitar seu aparecimento.

4. Ovários Policísticos

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) provoca uma alteração nos níveis hormonais, gerando a formação de cistos nos ovários. Estudos indicam que existe uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.

5. Endometriose

Todos os meses, o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação. Quando esse sangue migra para o sentido oposto e cai nos ovários, existe a possibilidade de haver uma lesão endométrica.

(Com informações de Ciclo Vivo)
Fonte: http://www.bonde.com.br/mulher/em-dia/conheca-as-cinco-doencas-que-so-atingem-as-mulheres-e-fique-atenta-a-sua-saude-423100.html

Comentários