Corrida ao jade, é a loucura em Tengchong

Corrida ao jade, é a loucura em Tengchong

28 DE SETEMBRO DE 2016 - 12:56

Centenas de pessoas saíram às ruas da localidade chinesa de Tengchong carregando pás e baldes para procurar a pedra semipreciosa. As autoridades locais tiveram de apelar à calma.
Foto: Youtube

Esta não é a primeira vez que acontece. A corrida ao jade dos residentes de Tengchong, uma localidade chinesa junto da fronteira com a Birmânia, acontece sempre que há obras naquela cidade considerada, há mais de 600 anos, o centro do comércio de jade com o país vizinho.

Desta vez, e segundo a agência oficial chinesa Xinhua, o fenómeno foi suscitado pela descoberta de alguns exemplares daquela pedra semipreciosa, e muito apreciada na cultura chinesa, durante as obras numa estrada.


Renovations in Tengchong trigger jade rush as people search for treasures in the ancient trading city

Centenas de pessoas acorreram àquela área para cavar, utilizando ferramentas ou fazendo-o com as próprias mãos, em busca de uma pedra que nos últimos anos chegou a valer 3.000 dólares por onça (28 gramas), atingindo por vezes o dobro do preço do ouro.

"Alguns conseguiram desenterrar jade e montaram bancas para vendê-lo", afirmou um joalheiro local, citado pela Xinhua.

A ligação da cidade de Tengchong ao jade pode ser vista neste vídeo.
http://www.tsf.pt/internacional/interior/corrida-ao-jade-e-a-loucura-em-tengchong-5413290.html

Desde as antigas dinastias chinesas, o jade tem na China um significado parecido ao do ouro e diamantes nas sociedades ocidentais, e é um ornamento habitual em joias, vestidos, e nas tumbas da nobreza ou do imperador e um dos presentes favoritos das famílias abastadas da região.

Fonte: http://www.tsf.pt/internacional/interior/corrida-ao-jade-e-a-loucura-em-tengchong-5413290.html


Comentários