Descoberta de brasileiro pode reduzir incidência de doenças

Descoberta de brasileiro pode reduzir incidência de doenças

Terça-feira, 27 de setembro de 2016, 20h18

O Paradoxo do Calcio

A pesquisa sobre o chamado “paradoxo do cálcio” finalizada pelo biomédico Leandro Bueno Bergantin durante estágio na Espanha, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), resultou em um dos livros mais vendidos no exterior. Durante o período em que esteve na Universidad Autónoma de Madrid, Leandro desvendou o efeito dos bloqueadores dos canais de cálcio tipo L, que são anti-hipertensivos, usados nos pacientes para reduzir a pressão arterial.

Os resultados mostraram, ainda, que o uso dos medicamentos anti-hipertensivos também reduzem a incidência do mal de Alzheimer e de Parkinson. “Com a descoberta, a gente agora pode usar um anti-hipertensivo, que foi feito inicialmente para reduzir a hipertensão arterial, para outra finalidade, que é reduzir a incidência de doenças como Alzheimer e Parkinson”, relata.

“A experiência no exterior permitiu aprimorar a pesquisa científica já iniciada no Brasil para complementar os resultados, com métodos que a gente não dominava. A partir dali foi possível incorporar novas técnicas existentes em outro país e solidificar hipóteses”, comemora o bolsista. A obra From discovering “calcium paradox” to Ca2+/cAMP interaction: Impact in human health and disease, publicada por editora internacional, está no ranking dos livros mais vendidos na loja virtual Amazon.

A pesquisa de Leandro começou no doutorado, quando ele percebeu que os efeitos colaterais dos bloqueadores dos canais de cálcio tipo L poderiam incluir o aumento da pressão arterial, ao invés de reduzi-la. “Isso era um paradoxo. Desde a década de 70 havia esse efeito e tanto os clínicos quanto os pesquisadores não entendiam muito bem. Aí começamos a fazer experimentos”, comemora o bolsista.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=39731

Comentários