DESCOBERTA MANIPULAÇÃO DO DNA QUE PODE ACABAR COM DOENÇAS SEM CURA

DESCOBERTA MANIPULAÇÃO DO ADN (DNA) QUE PODE ACABAR COM DOENÇAS SEM CURA

14 SETEMBRO 2016 // NUNO NORONHA // NOTÍCIAS // COM AGÊNCIAS

Um grupo de cientistas de Cingapura descobriu um método mais preciso do que os utilizados atualmente para modificar o ADN de células vivas, o que poderá permitir combater doenças até agora sem cura, informa a edição desta semana da revista "Nature Chemical Biology".
créditos: AFP

"O ADN é como um manual de instruções sobre o comportamento das células. Se formos capazes de reescrever este manual poderemos controlar o comportamento das células", explicou o principal autor do estudo, Tan Meng How, conforme o artigo publicado na revista científica.Publicidade

"A proteína iCas que fabricámos é como uma interseção que podemos ligar e desligar ao sabor do nosso gosto", acrescentou Tan, cientista do departamento de biologia regenerativa do Instituto do Genoma de Cingapura e professor adjunto da Universidade Tecnológica Nanyang.

A investigação, um trabalho do Instituto do Genoma de Cingapura e da Universidade Tecnológica Nanyang, resolve alguns dos problemas do método mais empregado na atualidade, o CRISPR-Cas9.

A rapidez com a qual iCas atua, superior ao CRISPR-Cas9, oferece um melhor controlo sobre a resposta do ADN.

CRISPR-Cas9 é a sigla em inglês de Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats (Repetições Palindrómicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas), uma ferramenta molecular que permite editar o genoma de qualquer célula.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/descoberta-manipulacao-do-adn-que-pode-acabar-com-doencas-sem-cura


Comentários