Doenças psiquiátricas acompanham maioria dos suicidas

Doenças psiquiátricas acompanham maioria dos suicidas

Em aproximadamente 90% dos casos de suicídio ou de tentativa de suicídio os pacientes têm doenças psiquiátricas que o acompanham. Os familiares e amigos devem ficar atentos aos indícios do comportamento suicida e não devem estigmatizar a doença psíquica.

Divulgação

Mês divulga necessidade da prevenção ao suicídio 

O médico psiquiatra do plano de saúde São Camilo, Adriano Abreu Lima Buss, afirma que o tema é complexo e que, em muitas vezes, não há indícios. Porém, o comportamento suicida pode vir acompanhado de algumas ações. “Quando busca organizar financeiramente a casa antes do ato, fazer um testamento em período não usual, se despedir de familiares com os quais não teria contato, a não ser por algo muito importante”, diz.

Pacientes depressivos têm pensamentos de morte. “Esse pensamento pode ser um pensamento passivo (‘talvez se eu não estivesse mais aqui seria melhor’), uma ideia bem formada (‘não há mais alternativas a não ser a morte’), um planejamento (‘já sei o dia, e como farei, esperarei todos irem para o trabalho’)”, explica.

Esses pacientes passam pelos consultórios e até pelo Pronto Socorro, dependendo do caso. “Daí a importância da avaliação minuciosa de uma tentativa em ambiente de emergência”, considera.

Fonte: http://www.diariodoscampos.com.br/cidades/2016/09/doencas-psiquiatricas-acompanham-maioria-dos-suicidas/2237293/


Comentários