ESQUIZOFRENIA, O MITO DA LOUCURA QUE PODE LEVAR AO SUICÍDIO

ESQUIZOFRENIA, O MITO DA LOUCURA QUE PODE LEVAR AO SUICÍDIO

por Ana Carolina FerreiraPublicado às 06:00 de 27/09

Crédito: Divulgação

A esquizofrenia é apontada como a doença psiquiátrica mais complexa e nociva atualmente. Os indivíduos que sofrem deste grave transtorno apresentam sintomas tais como, delírio, alucinações, perda do senso de realidade, ansiedade e depressão, o que compromete as suas atividades profissionais e cotidianas. O esquizofrênico não deve ser confundido com alguém que possui múltiplas personalidades ou uma pessoa difícil de se conviver.

Quando diagnosticado, o paciente deve ter acompanhamento psiquiátrico contínuo e apoio da família para não abandonar o tratamento durante uma crise. O conjunto de sintomas pode levar o indivíduo a uma forte desorganização mental, que gera desde dificuldades para uma vida normal até uma possibilidade de risco para o doente.

O esquizofrênico não é louco


Quem sofre de esquizofrenia não deve ser classificado como um doente mental ou insano. O indivíduo apresenta um conjunto de sintomas que podem ter características de outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão, aliadas à alucinações e delírios. Mas essas manifestações podem ser amenizadas com medicações de uso contínuo.

Esquizofrenia não é transtorno de múltipla personalidade


A pessoa esquizofrênica em uma crise pode apresentar visão distorcida da realidade, o que caracteriza oscilações de humor, como euforia, ansiedade, depressão e paranoia. Estes comportamentos podem causar mudanças em suas atividades e maneira de ser. Não se deve apontar um sintoma que, é originário da doença, como característica da personalidade do indivíduo.

Reconhecer o problema é distanciar-se do preconceito

É bastante complicado lidar com um ente que tem esquizofrenia, pois ele é uma pessoa que exige cuidados médicos constantes, como idas ao psiquiatra, controle de medicação e, em casos mais graves, não deixar que o indivíduo fique desacompanhado. Seu estado mental pode estar comprometido, pois um esquizofrênico em crise pode apresentar muitos comportamentos de risco em momentos de delírio.

Atenção aos delírios e alucinações

Uma pessoa que não recorre ao tratamento adequado, quando em crise, pode apresentar uma visão distorcida da realidade, sintomas como delírios e alucinações são bastantes recorrentes e estas situações podem parecer bem reais a que sofre desta doença. A pessoa passa a ser um risco para a si própria (quando em estado de melancolia) e para a família (se apresentar agressividade).

Dificuldades no cotidiano

Alguns sintomas que a doença gera podem ser confundidos com falta de organização, preguiça e irresponsabilidade. No entanto, a desordem mental, característica do paciente em crise, pode trazer à pessoa a incapacidade de realizar tarefas cotidianas, como tomar banho e a diminuição de desempenho no trabalho. O desinteresse também pode afetar a vida financeira ou trazer compulsões.

Não deixe um esquizofrênico em crise sozinho

Apesar da esquizofrenia ser uma doença de herança genética, alguns fatores podem agravar a situação do paciente. Sintomas como isolamento social, conflitos familiares, compulsões e fobias, podem contribuir para que o indivíduo perca o interesse em continuar vivendo. É preciso dar muita atenção e importância a esses sinais.

Fonte: http://ondda.com/noticias/2016/09/esquizofrenia-o-mito-da-loucura-que-pode-levar-ao-suicidio

Comentários