MODELO MUNDIAL, NOVO JEEP COMPASS É LANÇADO NO BRASIL

MODELO MUNDIAL, NOVO JEEP COMPASS É LANÇADO NO BRASIL

Versões flex chegam a partir de R$ 99.990 para brigar com Hyundai ix35, enquanto o Compass turbodiesel mira Audi, BMW e Mercedes

por GUILHERME BLANCO MUNIZ-26/09/2016 20h49 - atualizado às 09h31 em 27/09/2016
JEEP COMPASS LONGITUDE TURBODIESEL (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

Enfim, a nova geração do Jeep Compass foi lançada. O modelo, que ficará posicionado logo acima do Renegade, terá versão inicial com motor flex com preço inicial de R$ 99.990, enquanto as configurações a diesel partem de R$ 132.990. O carro seria apresentado no início do ano, durante o Salão de Nova York, mas seu lançamento foi subitamente cancelado. Meses se passaram e o Brasil foi escolhido como palco da primeira apresentação mundial do SUV. E ele chega com agenda cheia: depois da apresentação, começará a ser vendido no dia 5 de novembro e será a principal atração na Jeep durante o Salão de São Paulo (de 10 a 20 do mesmo mês). Depois, estreia nos mercados internacionais durante o Salão de Los Angeles, entre os dias 18 e 27.

O Compass vai ser vendido com duas opções de motorização, conforme havíamos antecipado:as configurações de entrada terão o novo 2.0 flex Tigershark de 166 cv e 20,5 kgfm com câmbio automático de seis velocidades e tração 4x2; as mais caras contarão com um 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio será um automático de nove velocidades e a tração será integral.

Confira todos os preços:


Jeep Compass Sport flex - R$ 99.990
Jeep Compass Longitude flex - R$ 106.990
Jeep Compass Limited flex - R$ 124.990
Jeep Compass Longitude diesel - R$ R$ 132.990
Jeep Compass Trailhawk diesel - R$ 149.990


JEEP COMPASS LONGITUDE TURBODIESEL (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

Além do motor diesel, o SUV compartilha a plataforma com o Renegade e com a picape Fiat Toro. Os três são produzidos na fábrica do grupo FCA em Goiana (PE), que é a primeira linha de produção do mundo a fabricar esse modelo. Outras quatro fábricas pelo mundo produzirão este carro nos próximos meses. Por ter a mesma plataforma, que foi retrabalhada para criar o novo modelo, a Jeep espera que o Compass seja bastante seguro. O Renegade conquistou nota máxima na proteção aos passageiros pelo Latin NCAP, porém seguindo as regras menos rígidas que vigoravam à época de seu teste.

Rivais

A expectativa em cima deste modelo também é grande quando o assunto é desempenho de vendas. Com o Compass, a montadora norte-americana quer ser a que mais vende SUVs em todo o mundo e na América Latina. O Brasil, claro, é estratégico nesse cenário. A Jeep quer vender no nosso mercado mais de 18 mil unidades por ano. Não por acaso, esse foi o recorde histórico de vendas do Hyundai ix35 no nosso mercado quando ele ainda era um modelo bastante competitivo. O ix35 é o principal rival do Compass flex, ao lado do Mistubishi ASX e doKia Sportage. Com motor diesel, o Jeep quer enfrentar um trio peso-pesado de alemães: Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. Pelas estimativas da marca, 70% das vendas serão das configurações a diesel.

As versões flex do modelo vão apostar em tecnologia e versatilidade para desbancar os rivais, enquanto sua estrutura e o desempenho offroad prometem ser os pontos positivos em relação aos alemães. A Jeep vai bater na tecla que a estrutura do Compass foi pensada como SUV desde sua origem, enquanto seus oponentes derivam de sedãs. Por isso, segundo a empresa, a dirigibilidade e o desempenho são mais adequados ao porte do Compass do que nos rivais.
JEEP COMPASS LONGITUDE TURBODIESEL (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

A expectativa da montadora com esse carro é tanta que seus representantes afirmam que o Compass também pode tirar vendas de sedãs médios líderes de mercado, como as versões mais caras do Civic ou até outros modelos premium. Isso porque, segundo a Jeep, esse segmento oferece modelos com menos tecnologia do que seu SUV. Isso, claro, além da versatilidade de um modelo com este porte.

O Compass diesel mede 4,41 metros de comprimento, 2,03 metros de largura, 1,64 metro de altura e 2,63 metros de entre-eixos. A altura dos flex deve ser ligeiramente menor. O porta-malas leva até 410 litros, segundo a Jeep, mas esse valor pode subir para ótimos 1.191 litros. O peso total do carro é de 1.717 kg. As versões a diesel têm para-choques redesenhados e maior altura do sol, garantindo ao carro 21,8 cm de altura em relação ao solo, 28,7 º de ângulo de entrada, 31,9 º de ângulo de saída e 23,2 º de ângulo de rampa.
JEEP COMPASS LONGITUDE TURBODIESEL (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

Design

Apesar de inspirado no irmão maior Grand Cherokee, o Compass ganhou alguns detalhes no visual para se diferenciar do restante da gama. É o caso da grade com sete elementos vazados, que é tradicional da Jeep, mas não é tão alta quanto em outros modelos. Ainda na dianteira, os faróis ganharam um desenho que a montadora tentou aproximar da aparência dos olhos humanos.

Chama atenção o friso cromado que contorna todo o carro, de um retrovisor ao outro, passando pela traseira. Além disso, as lanternas traseiras tem assinatura em LED, mas o visual lembra o do Land Rover Discovery Sport. Assim como o Renegade, o Compass tem alguns desenhos escondidos pela carroceria, como um monstro do lago Ness no vidro traseiro, um lagarto perto da base do limpador de para-brisas e marcas de pneus no porta-objetos que fica sob o banco do passageiro dianteiro.
JEEP COMPASS LONGITUDE TURBODIESEL (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

Itens de série

O Compass diesel terá apenas duas versões: a mais urbana Longitude e a aventureira Trailhawk. Apesar de bem equipada, a Longitude, que corresponderá pela maior quantidade de vendas, deixa de lado bancos de couro, sensores de chuva e crepuscular, além do pacote de sete airbags. Todos esses itens podem ser adicionados ao carro, mas apenas em pacotes de opcionais. Confira os itens de série de cada configuração:

Longitude: Direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade e aletas para trocas de marchas, bancos revestidos de tecido preto, apoio de braços com porta-objetos, banco do motorista com regulagem de altura, câmera de ré, chave presencial para abertura da porta e partida do motor, cintos traseiros de três pontos para todos os passageiros, volante multifuncional, computador de bordo, controles de tração, estabilidade e anticapotamento, encosto de cabeça traseiro central, faróis e lanternas de neblina, faróis e lanternas com assinatura em LED, freio de estacionamento elétrico, freios a disco nas quatro rodas, ABS, airbags, assistente de partida em rampa, iluminação no porta-malas, Isofix, limitador de velocidade, luzes diurnas, maçanetas e retrovisores na cor do carro, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, controle de velocidade de cruzeiro, quadro de instrumentos com tela preto e branco de 3,5 polegadas, rack de teto preto, multimídia de 8,4 polegadas sensível ao toque com GPS, rádio, USB, Bluetooth e comandos de voz, retrovisores elétricos, rodas de liga de 18 polegadas com pneus 225/55, seletor para 4 tipos de terreno, sensor de ré, sistema de monitoramento da pressão dos pneus

Opcionais: Pacote Safety (airbag para joelhos do motorista, dois airbags laterais dianteiros e dois airbags de cortina) e pacote Premium (bancos de couro, som Beats de 506 W, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico)

Trailhawk: tem como diferenciais bancos de couro preto, sistema de acendimento automático dos faróis, adesivo preto no capô, airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, detector de pontos cegos, faróis em xenônio, 2 ganchos dianteiros e 1 traseiro para reboque, quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, protetor de cárter transmissão e tanque, rack de teto cinza, rodas de 17 polegadas com pneus 225/60 para todo tipo de terreno, seletor de terreno com cinco modos (adiciona o modo Rock), sensor de chuva, suspensão elevada e volante com costuras vermelhas.

Opcionais: Teto solar elétrico e panorâmico, pacote Advanced Assist (controle adaptativo de velocidade, monitoramento de mudança de faixa, farol alto automático, aviso e prevenção de colisão frontal ), pacote Top III (assistente de estacionamento automático, tomada 127 V, chave presencial com partida remota do motor e alarme de pânico, bancos dianteiros elétricos e som Beats de 506W com 9 alto-falantes e 1 subwoofer)

Cores

O SUV será oferecido em oito opções de cores de carroceria, sendo uma perolizada, duas sólidas e cinco metálicas. A Jeep ainda não especificou quanto cobrará a mais por cada uma delas. O teto poderá ser pintado de preto no Compass Limited, mas o valor desse diferencial também não foi oficializado.

Cores sólidas: branco Ambiente e preto Shadow

Cores metálicas: prata Melfi, vermelho Tribal, preto Carbon, azul Pacific e cinza Antique

Cor perolizada: branco Polar
JEEP COMPASS LONGITUDE TURBODIESEL (FOTO: MARCOS CAMARGO / AUTOESPORTE)

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/09/modelo-mundial-novo-jeep-compass-e-lancado-no-brasil.html


Comentários