Nova lâmpada inteligente transforma superfícies em telas interativas

Nova lâmpada inteligente transforma superfícies em telas interativas

PC World / EUA-15 de setembro de 2016 - 18h17

Chamado de Lampix, gadget futurista deve ser lançado até o fim de 2017 com preço sugerido de US$300.



A Lampix pode parecer comum, mas não julgue essa lâmpada pela sombra. O aparelho pode levar realidade aumentada para a sua sala de estar graças a alguns componentes especiais embutidos, como um Raspberry Pi, uma câmera de 8MP e um projetor de 400 lumens.

Por meio de uma conexão Wi-Fi, o usuário pode enviar qualquer coisa do seu smartphone ou computador para a lâmpada para projeção em uma superfície planada de sua escolha. A câmera embutida da Lampix pode rastrear objetos e partes do corpo e inferir as suas interações com a surperfície.

No jogo Tower Defense, por exemplo, os usuários podem colocar cápsulas de Nespresso no caminho de um rastro de cubos em movimento. E as cápsulas de Nespresso, que aqui representam torres no jogo, podem então atirar nos cubos.

Além de games, a empresa espera levar essa função para outras áreas. Já fechou uma parceria com a Nespresso para permitir que os clientes acionem a descrição sobre o sabor de uma cápsula em particular quando ela é colocada no local indicado.

O cofundador e CEO da Lampix, George Popescu, disse que foi importante criar um produto que pudesse melhorar a experiência de compra sem ser intrusivo.



Por exemplo, uma loja poderia colocar uma Lampix sobre um produto e mostrar reviews desse produto no balcão ou na parede atrás dele. Mas os usuários podem fazer esse review desaparecer ao mexer as mãos.

Talvez o recurso mais interessante da Lampix seja permitir que os usuários mexam com pedaços de papel como se eles fossem documentos digitais. Assim, os usuários podem copiar, colar e fazer upload de conteúdos do papel, e até mesmo buscar por termos nele. Eles também podem colaborar com outra pessoa no mesmo projeto, uma vez que a Lampix mantém registro das mudanças em tempo real.

Obviamente que usar um projetor possui as suas desvantagens. A Lampix não funciona bem em ambientes com muita luz, em superfícies muito brilhantes ou em vidro. A empresa afirma que planeja lançar um modelo mais caro do produto com um projetor mais poderoso que permitirá que a Lampix funcione em ambientes de luz brilhante.



De acordo com a fabricante, a Lampix deve chegar no último trimestre de 2017 com preço em torno de 300 dólares. O produto virá com alguns aplicativos e uma API para que os desenvolvedores possam usar a Lampix nos seus próprios apps.


Comentários