O diagnóstico e o tratamento precoces de doenças podem evitar a sepse

O diagnóstico e o tratamento precoces de doenças podem evitar a sepse

Por Lucian Pichetti, 13 de Setembro de 2016 às 09h28. Atualizada em 13 de Setembro de 2016 às 09h33.
Resultado de imagem para sepse
A sepse, também chamada de septicemia ou sepsis, é um problema que ocorre nos pacientes com infecções graves, caracterizada por um intenso estado inflamatório em todo o organismo. A sepse é desencadeada pela invasão da corrente sanguínea por agentes infecciosos, principalmente bactérias ou vírus, por isso, é habitualmente chamada pelo público leigo de infecção do sangue, bactéria no sangue ou infecção generalizada.

Toda a vez que o nosso corpo é invadido por microrganismos, o nosso sistema imunológico é ativado para que possamos combater o agente invasor. Uma das formas usadas pelas nossas células de defesa para atacar agentes infecciosos é através da liberação de mediadores químicos que provocam uma resposta inflamatória. A inflamação que surge em locais infectados não é provocada pela bactéria, mas sim pela resposta imunológica do corpo. Criar um processo inflamatório é uma forma de defesa do organismo. A vermelhidão, a dor, o calor e o pus característicos de feridas infectadas são o resultado da batalha entre o sistema imunológico e os germes invasores.

Geralmente, as infecções começam em locais específicos do organismo, como pele, pulmões, vias urinárias, ouvidos, etc. Exemplos de infecções bacterianas localizadas em um ponto específico do corpo:

Pneumonia → infecção do pulmão

Cistite → infecção da bexiga

Otite → infecção do ouvido

Erisipela → infecção da pele

Meningite → infecção das meninges e do sistema nervoso

Em um primeiro momento, as bactérias estão alojadas em um órgão, como o pulmão, e são combatidas pelos nossos mecanismos de defesa. Se a infecção não for controlada, essas bactérias se multiplicam e começam a migrar em massa para outros pontos, podendo chegar a um vaso e ter pleno acesso à circulação sanguínea. Pequenas quantidades de bactérias podem cair no sangue em situações triviais, como durante a escovação dos dentes ou quando ralamos o joelho no chão. Poucas bactérias no sangue são rapidamente inativadas e controladas pelo sistema imunológico sem que isso provoque qualquer repercussão clínica relevante.

De acordo com o o professor de medicina da Universidade Positivo Marcelo Ducroquet, o diagnóstico e o tratamento precoces de doenças, como a pneumunia, podem evitar a sepse.
Escute a reportagem:
Fonte: http://www.a12.com/radio-rb2/noticias/detalhes/o-diagnostico-e-o-tratamento-precoces-de-doencas-podem-evitar-a-sepse

Comentários