Pacientes diabéticos desconhecem complicações fatais da doença

Pacientes diabéticos desconhecem complicações fatais da doença

Daniel Macário-Do Diário do Grande ABC-Publicado em quarta-feira, 14 de setembro de 2016 às 07:00
Resultado de imagem para diabéticos desconhecem complicações fatais da doença
Pesquisa realizada pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), em parceria com o Ibope, mostra que grande parcela da população desconhece as complicações que pacientes diabéticos podem ter no decorrer do tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 9 milhões de brasileiros – índice que equivale a 6% da população adulta do País, possuem a doença.

Um dos resultados mais preocupantes divulgados pela SBD é o índice que aponta que cerca de 46,3% dos pacientes com diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, por se tratar de uma doença com poucos sintomas, o que em tese torna essas pessoas mais vulneráveis às consequências cardiovasculares e renais.

“A pesquisa nos mostra um retrato que, para nós, especialistas, já era algo notável há um bom tempo. Boa parcela dos pacientes teme, apenas, a amputação de órgãos e cegueiras e esquece que o diabetes pode trazer outras consequências que matam mais, como é o caso das complicações cardiovasculares, que especificamente para pacientes diabéticos tipo 2 têm um risco de até quatro vezes maior de morrer a essas doenças”, relata a vice-presidente da SBD, Reine Marie Fonseca.

Segundo a pesquisa, somente 42% dos entrevistados citaram as doenças cardíacas como as consequências mais relevantes da diabetes. “É necessário que os pacientes busquem acompanhamento médico para tratar a doença. As pessoas precisam entender que não basta somente controlar a glicemia, mas sim em paralelo a isso realizar o cuidado geral da Saúde”, avalia Reine.

Diagnosticada com a doença ainda na adolescência, a atendente de telemarketing Angélica Mello, 33 anos, hoje busca recuperar o tempo perdido no andamento do seu tratamento. “Infelizmente, quando descobri que tinha diabetes não me atentei tanto à questão do tratamento. Para mim, era só controlar a doença para um dia não ter um órgão amputado, que é o que mais vemos na televisão. Entretanto, há dois anos acabei tendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e foi aí que notei o quanto é necessário o acompanhamento médico”, relata.

Angélica, que hoje cobra dos filhos uma alimentação saudável, visando não ter novos casos da doença em sua família, afirma que mensalmente passa por consultas como forma de evitar novas “surpresas desagradáveis”.

A mesma rotina é adotada pela dona de casa Rita de Cássia Fernandes, 48, que leva regularmente seu filho Kauê Ribeiro Fernandes, 11, ao consultório médico após o garoto ser diagnosticado com diabetes.

A pesquisa Diabetes sem Complicações, realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, teve a participação de 600 internautas, sendo 145 pacientes com diabetes.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2295704/pacientes-diabeticos-desconhecem-complicacoes-fatais-da-doenca

Comentários