16 conselhos que todo jovem de 20 e poucos anos precisa ouvir para não perder a cabeça

16 conselhos que todo jovem de 20 e poucos anos precisa ouvir para não perder a cabeça

Não se preocupe tanto em resolver sua vida, porque NINGUÉM tem a vida resolvida


Shutterstock

Apesar de muita gente imaginar que ter 20 e poucos anos é uma fase de ouro, com muitas festas, curtição, independência e grana no bolso, na realidade as coisas não são bem assim. Ter 20 e poucos anos é uma tarefa difícil, cheia de responsabilidades, cobranças e decisões importantes. E mais: com pouquíssimo amadurecimento você precisa lidar com os estudos, conseguir um bom emprego, ter uma relação saudável com a família, administrar o seu dinheiro, cuidar da sua saúde física/mental e ainda arranjar um jeito de ter uma vida social e amorosa. Ufa! Só para os fortes mesmo.

Para te ajudar a não surtar no meio de tanta loucura, reunimos 16 conselhos que todo jovem de 20 e poucos anos precisa ouvir para não perder a cabeça. Respira fundo que para toda piração existe uma solução!

1. Guarde dinheiro todo mês, nem que seja R$ 20


Reprodução

Um dia você vai agradecer a si mesmo! Se você nunca começar a guardar dinheiro, vai sempre torrar seu salário até o talo, sem ter nenhuma garantia (mesmo que pequena) para o dia de amanhã.

2. Pare de tentar mudar as pessoas (e isso se aplica a você mesmo também)


Reprodução Tumblr

As pessoas são o que são. Apesar de termos capacidade de aprender e evoluir, dificilmente é possível mudar a essência de uma pessoa, então pare de tentar. Isso serve tanto para relacionamentos, quanto para sua aceitação pessoal!

3. Nem todo mundo precisa gostar de você - e não há problema nisso


Reprodução

É aquele velho ditado: é impossível agradar todo mundo. Por mais que você seja essa pessoa bacana, simpática e amorosa, SEMPRE vai ter alguém para não gostar. E tudo bem! Você não precisa agradar todo mundo e nem desperdiçar sua amizade com quem não a mereça.

4. Não se preocupe tanto em resolver sua vida, porque NINGUÉM tem a vida resolvida


Reprodução

Com certeza uma das coisas que mais assombram os jovens hoje em dia tem a ver com isso de "resolver a vida". Só que a vida não é um problema para ser resolvido! E não existe fórmula mágica para solucionar - a gente vai vivendo, conquistando uma vitória de cada vez. Às vezes essas vitórias demoram mais do que se espera, mas o importante é chegar lá.

5. Você não precisa basear sua vida em cima dos passos de outra pessoa


Reprodução

"Ah, porque fulano passou em primeiro na USP", "Ciclano já tem carro próprio", "Beltrano mora sozinho num apê legal"... Isso não quer dizer que você necessariamente precisa fazer todas essas coisas! Cada pessoa tem seu tempo, seu jeito, sua vida. Você nunca vai ser feliz se ficar sempre se comparando à vida dos outros!

6. Vá atrás da sua felicidade, sempre


Reprodução

Isso serve para relacionamentos, carreira profissional, escolhas de vida, sonhos, decisões, TUDO. A sua felicidade sempre tem que ser a coisa mais importante em todas essas situações - porque não dá para viver infeliz.

7. Aprenda a ver o lado positivo de toda dificuldade


Reprodução Tumblr

É aquela história: mar calmo nunca fez bom marinheiro. Por mais difíceis que as coisas estejam, não se deixe abater. É preciso coragem para enfrentar, mas você vai aprender que cada desafio vai te fazer uma pessoa melhor e mais forte.

8. Não se sinta obrigado(a) a ir em todas as festas


Reprodução

A vida social é cheia de cobranças - aniversários, baladas, ocasiões especiais, festas, celebrações - mas você não deveria se sentir obrigado a ir em algo que você não queira. Ficar em casa, vendo TV, comendo e relaxando como um velho senhor, não é proibido para um jovem de 20 e poucos anos!

9. Não leve a vida aos extremos


Reprodução

Tudo bem querer ser saudável, mas não vá ficar se martirizando toda vez que seus amigos pedirem uma pizza. Do mesmo jeito que tudo bem não ser tão ligado na saúde, mas não dá para se entupir de refrigerante e fast-food todos os dias. A vida é feita de escolhas, e essas devem seguir um equilíbrio básico para não se tornar algo insustentável!

10. Às vezes o amor não é o suficiente para fazer um relacionamento dar certo - e está tudo bem


Reprodução

A gente aprende que para um relacionamento dar certo basta existir amor, certo? Errado. Nem sempre a gente fica com a pessoa que a gente ama. Um relacionamento demanda muito mais do isso: é preciso ter sintonia, valores, companheirismo, cuidado, coerência, harmonia, convivência, entre diversos outros fatores. Se um relacionamento deu errado, nem sempre foi por falta de amor, e é preciso aceitar isso.

11. Não deixe que um relacionamento tome conta da sua vida


Reprodução

Essa coisa de abandonar tudo e todos para ficar com quem se ama não é amor, se chama egoísmo! E no futuro você vai se arrepender de sempre priorizar o seu namoro e se afastar dos amigos e família.

12. Não tenha medo de cometer erros - tenha medo de nunca ter tentado!


Reprodução

Essa ideia perfeita de que sempre temos que ter sucesso em tudo que fizermos, é mentira. Os erros são tão importantes quanto os acertos no aprendizado - às vezes até mais. Além disso, no futuro esses erros podem render boas histórias.

13. Esqueça dos joguinhos de "se fazer de difícil". Se você quer alguém, diga!


Reprodução TV Globo

Economize grande parte da sua energia e dispense todos esses joguinhos de relacionamento. É só perda de tempo! Mantenha as relações mais orgânicas, sinceras e reais - e chega disso de "se fazer de difícil".

14. E não fique preocupado se você está ficando velho e ainda não encontrou ninguém


Reprodução

Primeiro porque estar em um relacionamento não é a definição de felicidade, segundo porque pra ser completo primeiro é preciso aprender a ser feliz sozinho e terceiro porque essas coisas acabam acontecendo, sempre quando nós menos esperamos.

15. Gaste menos dinheiro com coisas e mais com experiências


Reprodução

Saber o valor das coisas não-materiais é o segredo da felicidade. Gastar menos com coisas e mais com experiências - como viajar, por exemplo - vai te fazer uma pessoa muito mais rica (de alma)!

16. A vida não é um grande problemão



Muitas vezes, pode parecer que sim, mas tudo encontra o seu jeito de se resolver - por mais que não seja como você estava imaginando. Esteja aberto às possibilidades e resolva um probleminha de cada vez!

Fonte: http://www.obaoba.com.br/comportamento/noticia/conselhos-que-todo-jovem-de-20-e-poucos-anos-precisa-ouvir-para-nao-perder-a-cabeca


Comentários