Dez dicas para fugir a gripes e constipações

Dez dicas para fugir a gripes e constipações

SOCIEDADE 24.10.2016 às 16h17

DR

Passar dias inteiros na cama, com o nariz entupido, a espirrar, com dores no corpo e com lenços à sua volta... Esta ideia não lhe agrada, pois não? Então leia as dicas que lhe damos para evitar gripes e constipações

As gripes e as constipações são muito comuns em épocas de mudança de tempo, como aquela que estamos a passar. São doenças facilmente transmissíveis, que obrigam, muitas vezes, a ficar em casa e a faltar ao trabalho. Por isso, é bom evitá-las. Existem algumas medidas de saúde e higiene que podem ajudá-lo a prevenir estas chatices.

1. PROTEJA-SE DOS OBJETOS PÚBLICOS

Uma das formas mais comuns de apanhar uma destas doenças é através da transmissão de vírus e germes presentes em objetos públicos. Os puxadores das portas, os transportes públicos e até a própria máquina do café do seu escritório podem estar contaminados. É recomendável que, quando lhe for possível, desinfete os objetos que precisa mesmo de tocar.

2. NÃO PARTILHE

Da mesma forma que não é bom tocar em objetos infetados, também não é bom que os infete com os seus próprios germes. Por isso, evite partilhar copos, talheres e outros utensílios pessoais. Quando espirra ou tosse, tenha o cuidado de tapar a cara com o braço e use sempre lenços descartáveis.

3. LAVE AS MÃOS

Lavar as mãos com regularidade pode ser bastante eficaz na eliminação dos germes que ficam nas suas mãos. Há algumas situações que deve tomar como obrigatórias, a bem da sua saúde: depois de utilizar a casa de banho, antes e depois de comer, depois de estar em locais com muita gente, como um centro comercial, e depois de estar com alguém doente.

4. EVITE TOCAR NOS OLHOS, NO NARIZ E NA BOCA

Numa boa parte dos casos, os germes espalham-se quando uma pessoa toca num objeto contaminado e leva as mãos à cara, nomeadamente aos olhos, ao nariz e à boca, locais que aumentam a possibilidade de propagação para o organismo. Já sabe, tente ter sempre as mãos lavadas. Mas, mesmo que as tenha, evite tocar nestas zonas do rosto. Se não tiver lavado as mãos, nem pense nisso.

5. COMA BEM

A alimentação pode ser uma boa companheira nesta luta contra as gripes e constipações. Tente ter uma dieta rica em vitaminas e proteínas. Os ovos, os vegetais mais escuros, os frutos secos, o alho e a cebola são bons aliados, assim como a vitamina C. Onde é que a pode encontrar? Por exemplo, na laranja, na tangerina, no limão, no pimento, nos brócolos e no morango.

6. HIDRATE-SE

Beber água faz bem a tudo e mais alguma coisa e esta é só mais uma. Tente beber no mínimo 1,5 litros de água por dia. Ajuda a manter as vias aéreas húmidas e a combater os vírus. O chá de equinácea é um trunfo. Ao que parece, tem poder imunoestimulante, isto é, fortalece as proteções naturais do organismo, ao mesmo tempo que estimula o corpo a enfrentar doenças como a constipação e a gripe.

7. MEXA-SE

Pois é, fazer desporto também facilita a prevenção contra estas doenças. Quando pratica exercício, o sangue flui muito mais rapidamente, dando a possibilidade aos glóbulos brancos de fazerem melhor o seu trabalho - proteger o corpo de infeções.

8. EVITE MUDANÇAS BRUSCAS DE TEMPERATURA

Nesta altura do ano, é muito difícil saber como se deve vestir para o dia-a-dia. Ora está sol, ora está frio, ora começa a chover. Para estas doenças, as mudanças de temperatura são perigosas. Tente escapar-se delas e proteja-se do frio. Aposte em cachecóis e écharpes.

9. TENHA MEDICAMENTOS DE URGÊNCIA EM CASA

Como diz o ditado, mais vale prevenir, do que remediar. Por isso, é preferível ter um paracetamol, um anti-inflamatório e um descongestionante nasal em casa, para o caso de começar a sentir algum sintoma de início de constipação ou gripe.

10. VACINE-SE

A vacinação contra a gripe é uma boa maneira de se proteger, principalmente se estiver num grupo de risco - idosos, grávidas, crianças e doentes crónicos.

Fonte: http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-10-24-Dez-dicas-para-fugir-a-gripes-e-constipacoes


Comentários