Dicas para petiscar de forma inteligente, segundo Harvard

Dicas para petiscar de forma inteligente, segundo Harvard

É no petiscar que está o ganho… mas desde que seja feito de forma coerente.

LIFESTYLE CONSELHOSHÁ 9 HORASPOR DANIELA COSTA TEIXEIRA
© iStock

Petiscar ao longo do dia parece um hábito pouco ou nada saudável, mas a verdade é que é uma das melhores formas de manter uma alimentação variada e equilibrada, dando ao organismo todos os nutrientes que necessita para funcionar na plenitude.

Estes petiscos são comummente chamados de snacks e devem ser protagonistas da merenda da manhã e dos dois lanches da tarde, três refeições que devem ser mais pequenas, mas jamais esquecidas, uma vez que irão ditar a fome para as refeições principais e ainda os níveis de energia ao longo do dia.

Petiscar de forma inteligente implica escolher os alimentos que proporcionam um maior nível de saciedade e que possuem os nutrientes fundamentais para cada fase do dia. Além disso, os snacks inteligentes excluem todos aqueles que podem interferir negativamente com os níveis glicémicos e com a quantidade de calorias necessárias por dia.

Segundo a Universidade de Harvard, é assim que se petisca de forma inteligente:

1. Optar por grãos integrais. Os hidratos de carbono complexos são uma das melhores fontes de energia e saciedade.

2. Repetir o pequeno-almoço. Sabia que alguns dos alimentos comuns de pequeno-almoço podem ser um ótimo snack? A granola caseira e feita com mel é um deles.

3. Apostar nos frutos secos. Embora possuem altos valores de gordura, os frutos secos ajudam a controlar a fome e devem ser incluídos num dos snacks do dia.

5. Combinar para ganhar. Combinar os macronutrientes (hidratos de carbono com gordura, proteína com hidratos de carbono, gordura com proteína) é uma das melhores formas de obter um snack nutritivo. Juntar os frutos secos com iogurte de baixo teor de gordura é uma opção.

6. Petiscar com consciência. Não é por ser importante petiscar que as pessoas podem passar o dia a fazê-lo, pelo contrário. Os snacks devem ser ingeridos conscientemente e consoante as refeições já feitas e que se vai fazer.

7. Tornar os snacks portáteis. Um pequeno frasco de granola na gaveta do escritório, um saco com frutos secos na mala, uma peça de fruta no saco do ginásio. Os snacks devem ser práticos.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/671428/os-melhores-e-os-piores-frutos-secos-para-a-dieta-e-nao-so

Comentários