Este é o Jamboard, quadro branco inteligente do Google



Este é o Jamboard, quadro branco inteligente do Google

A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe agora!

Por Emerson Alecrim-25/10/2016 às 17h51


Hardware não é o foco do Google, mas quando a empresa decide se aventurar por esse segmento, geralmente surpreende. É o caso do Jamboard, uma espécie de quadro branco inteligente que a companhia apresentou nesta terça-feira (25).

O dispositivo tem um objetivo bem específico: aumentar a interação em reuniões presenciais ou via videoconferência. Para isso, o Jamboard oferece uma tela de 55 polegadas com resolução 4K, câmera HD, Wi-Fi e saídas de áudio.

A tela é sensível a toques, é claro, o que confere ao Jamboard um ar de “tablet gigante”. Além de tocar diretamente na tela, você pode interagir usando as duas stylus que acompanham o produto ou uma espécie de apagador quando quiser remover alguma informação — nenhum desses acessórios precisa de bateria, vale dizer.



Os participantes da reunião também podem enviar informações ao Jamboard a partir de seus próprios dispositivos móveis, basta instalar um app para esse fim. É possível ainda conectar o Jamboard remotamente a outras unidades. Assim, uma empresa poderá usar o dispositivo para fazer conferências entre filiais, por exemplo.

É impossível não comparar o equipamento ao Surface Hub, da Microsoft. Ambos são parecidos em vários aspectos. O Jamboard, porém, foi preparado para trabalhar com o ecossistema do Google, como não poderia deixar de ser. A plataforma padrão de conferência, por exemplo, é o Hangouts. Já as ferramentas colaborativas são aquelas que a gente conhece bem: Google Drive, Google Planilhas, Google Apresentações e por aí vai.



Não é por menos: o dispositivo será oferecido a clientes do G Suite (antigo Google Apps). Também haverá integração com ferramentas de terceiros. Testes já estão sendo feitos com Spotify, Netflix e outros serviços.

No anúncio oficial, o Google explica que o Jamboard estará disponível para vendas a partir de 2017. O preço ainda não foi definido, mas a companhia deu sinais de que irá lançá-lo por menos de US$ 6 mil, uma aparente estratégia para tornar o produto mais atraente que o Surface Hub de 55 polegadas, que custa oficialmente US$ 6.999.

Interessados podem se cadastrar nesta página para receber informações sobre o lançamento.

Comentários