HIPERTIREOIDISMO VS HIPOTIREOIDISMO: SINTOMAS E DOENÇAS DIFERENTES. VEJA AQUI!

HIPERTIREOIDISMO VS HIPOTIREOIDISMO: SINTOMAS E DOENÇAS DIFERENTES. VEJA AQUI!

Escrito por Alice Branco, Outubro 26, 2016


Quando a tireoide não funciona corretamente você pode ter hipertireoidismo ou hipotireoidismo - ou seja, a glândula endócrina tireoide fabrica maior ou menor quantidade de hormônios. E essas duas condições são importantes pois, a tireoide com seus hormônios, regula todo o nosso organismo.

A tireoide é uma glândula que se situa no pescoço, entre a traqueia e o esôfago e seus hormônios são importantes para a regulagem das funções cerebrais, cardíacas, musculares e de outros órgãos, além de permitir que o organismo humano possa usar, da forma mais eficiente, toda a sua energia.

Problemas com a tireoide são, atualmente, quase epidêmicos pois, em algumas regiões, pela falta de iodo nos alimentos, ou pelo excesso de outros metais, pode afetar uma grande porcentagem da população.

Quando o ser humano se alimentava de alimentos vivos, não havia fábricas poluindo o ambiente e toda a vida era mais saudável, os problemas de tireoide se limitavam àquelas pessoas que os tinham por uma contingência genética. A industrialização dos alimentos, os tratamentos de água com diversos químicos, a vida urbana e, principalmente o estresse da vida moderna são a origem da tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que afeta mais a mulheres que a homens.

Mas, vamos lá entender as diferenças de sintomas nos casos de hipotireoidismo e hipertireoidismo:
Hipertireoidismo



No hipertireoidismo temos uma tireóide hiperativa que produz mais hormônios do que o necessário, criando vários desequilíbrios pelo excesso. Essa quantidade a mais de hormônios tireoidianos produz aceleração constante no metabolismo, emagrecimento acentuado, protuberância ou inchaço na parte da frente do pescoço (pomo-de-Adão) e olhos saltados, protuberantes e arregalados. Ocorre em 1% da população atingindo, prevalentemente, mulheres entre os 30 e os 40 anos de idade.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são:

● Batimento cardíaco irregular
● Perda de peso e aumento do apetite
● Suor excessivo
● Intolerância ao calor
● Irregularidade nos ciclos menstruais
● Perturbações emocionais
● Inchaço na região do pescoço
● Distúrbios do sono
● Ansiedade e irritabilidade
● Fraqueza muscular


Caso você sofra deste tipo de sintomas, o ideal é que procure um médico endocrinologista para fazer uma avaliação da sua tireóide e dos níveis de hormônios produzidos por ela.

No caso de hipertireoidismo é importante que você consuma proteínas em abundância e acrescente os vegetais crucíferos à sua dieta rotineira mas, também é importante que evite peixes, crustáceos e outros frutos do mar, para não aumentar seus níveis de iodo no sangue.
Hipotireoidismo



Neste caso a tireoide é "preguiçosa" e produz menos hormônios do que o desejado para que as funções orgânicas sejam equilibradas.

Esta situação ocorre em 3% da população, também afeta mais as mulheres e, principalmente, acima dos 50 anos. Também pode ocorrer em fases como os períodos de pós-parto.

No hipotireoidismo o metabolismo se desacelera, você sentirá cansaço, falta de energia, poderá engordar ou emagrecer e, de uma maneira geral, se sentirá bastante mal.

Os sintomas comuns do hipotireoidismo são:

● Falta de apetite
● Ganho de peso constante, mesmo sem exagerar no consumo de alimentos
● Depressão
● Intolerância ao tempo frio
● Redução dos batimentos cardíacos
● Fadiga
● Prisão de ventre
● Dificuldade de raciocinar de forma clara
● Retenção de líquidos
● Pele pálida ou amarelada

Caso tenha este tipo de sintomas, o endocrinologista poderá fazer o diagnóstico adequado e receitar-lhe o hormônio que lhe falta. Com o protocolo de suplementação hormonal, infelizmente, provavelmente você terá de tomar o medicamento o resto da sua vida.

Mas, a alimentação também tem de ser cuidada privilegiando alimentos que possam estimular a tireoide e, no caso, é importante aumentar o consumo de peixes, frutos do mar, crustáceos e algas marinhas.

As pessoas que sofrem de hipotireoidismo devem evitar a ingestão de soja e seus derivados pois, esta planta contêm um tipo de isoflavona que inibe ainda mais as funções da tireoide.

Fonte: https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/4333-hipertireoidismo-hipotiroidismo-sintomas-diferentes


Comentários