Homens preferem mulheres inteligentes só até conversar com elas, diz estudo

Homens preferem mulheres inteligentes só até conversar com elas, diz estudo

A pesquisa publicada no boletim Personality and Social Psychology Bulletin mostra o quanto ainda precisamos avançar no sentido da igualdade de gêneros quando o assunto é relacionamento

MARIE CLAIRE-AMOR E SEXO 25.10.2016 - 16H24 - ATUALIZADO ÀS 25.10.2016 17H49 | POR REDAÇÃO
Os homens ainda se assustam com mulheres inteligentes? (Foto: Thinkstock)

Com as mudanças propostas – e algumas alcançadas – pelo movimento feminista, parece natural supor que os homens foram destituídos do cargo de intelectos dominantes – adaptados a um mundo em que as mulheres não são apenas iguais, mas muitas vezes superiores, intelectualmente falando. Porém, cada vez mais pesquisas têm revelado que, embora o pensamento de que uma mulher inteligente seja atraente aos homens, em alguns casos, a presença de uma mulher segura de seu intelecto pode ser realmente um impedimento.

Pesquisadores de três universidades - de Buffalo, Luterana da Califórnia e do Texas em Austin – publicaram um estudo no boletim Personality and Social Psychology Bulletin que pode confirmar um fato tão temido. Feita com 105 homens, a pesquisa propôs dois cenários. No primeiro, os homens foram apresentados a mulheres que se deram melhor e pior que eles em testes de inglês e matemática e ficaram livres para escolher quem delas seria uma companheira em potencial. A maioria optou por aquelas que performaram melhor, sem tomar conhecimento do resultado dos testes.

No segundo cenário, os homens receberam um teste de inteligência e, em seguida, foram comunicados de que estavam prestes a conhecer uma mulher que tinha tirado uma nota maior do que a deles. Imediatamente, eles se mostraram distantes dela, tenderam a votar na escolhida como menos atraente e se mostraram menos interessados em trocar informações de contato ou planejar um encontro.

Segundo os pesquisadores, eles se sentiram ameaçados quando foram incentivados a interagir com uma mulher mais inteligente. A amostra é pequena, mas a conclusão já é suficiente para mostrar o quanto a questão dos relacionamentos ainda precisa avançar nesses novos tempos.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Amor-e-Sexo/noticia/2016/10/homens-preferem-mulheres-inteligentes-ate-conversar-com-elas-diz-estudo.html


Comentários