Morte Súbita em bebês

Morte Súbita em bebês


Segunda-feira, 31/10/2016, às 10:01, por Dra. Ana Escobar
Resultado de imagem para Morte Súbita em bebês
Nesta última semana a Academia Americana de Pediatria (AAP) fez a seguinte recomendação: bebês devem dormir no quarto dos pais até os 6 meses de idade. Por quê? A principal razão para tal recomendação é evitar a Síndrome da Morte Súbita dos Bebês (SMSB).

O que é a Síndrome da Morte Súbita dos Bebês?

A morte repentina e sem explicação de bebês durante a noite assombra a humanidade desde épocas bíblicas. Não é uma entidade nova. Define-se esta síndrome quando bebês com menos de 1 ano de idade são encontrados em seus berços sem vida, sem causa que explique a morte, depois de cuidadosamente investigados o local, o histórico médico e familiar. Além disso, o exame pós-morte não evidencia nenhuma causa clínica para o óbito. Não existe uma explicação para o falecimento do bebê. Não há sinais de sufocamento, nem de engasgo.

Qual a idade de maior risco para Morte Súbita?

Aproximadamente 90% dos óbitos por Morte Súbita ocorrem antes do 6 meses de idade. O pico de incidência situa-se entre os 2 e 4 meses de vida.

Quais os principais fatores de risco?

Como não se encontram causas que expliquem a morte dos bebês, as pesquisas procuram estabelecer relações de maior probabilidade. Uma das mais fortes evidências é que bebês que dormem de bruços têm uma chance maior da síndrome. Por isso, a recomendação atual é a de que bebês durmam com a barriga para cima, e a cabecinha lateralizada. As fraldas não devem ser muito apertadas na barriga.

Dormir de barriga para cima não aumenta o risco para engasgo, se o bebê vomitar?

Não. A cabecinha lateralizada e a fralda mais solta na região da barriga protegem o bebê.

E dormir de lado, pode?

Também não é indicado. Bebês que dormem de lado frequentemente conseguem se virar a ficar na posição de bruços.

Há outros fatores de risco?

Sim. Recomenda-se que o colchão seja firme e nada de almofadas, travesseiros ou bichinhos de pelúcia dentro do berço. Protetores são mais seguros se colocados pelo lado de fora. Importante evitar que os bebês fiquem super aquecidos ou com frio. Clima frio também parece ter relação com esta síndrome. Jamais cubra a face dos bebês com mantas ou lençóis. Jamais fumem perto dos bebês.

Há fatores de proteção?

Sim. Além da posição “dormir de costas, com a cabecinha lateralizada”, a chupeta parece ser um fator de proteção. Isso mesmo. Bebês que a utilizam para dormir têm uma incidência menor da Síndrome da Morte Súbita. Lembrem-se que as mais indicadas são as chupetas ortodônticas.

Atualmente os estudos evidenciaram que crianças que dormem no quarto dos pais até os 6 meses têm menor chance de morte súbita, razão pela qual a AAP fez esta recomendação.

Pode-se colocar o bebê para dormir na cama com os pais?

NÃO. A recomendação é clara: o bebê deve dormir no próprio berço, que pode se colocado no quarto dos pais. Jamais coloquem o bebê na cama com adultos. Durante a noite, sem perceber, adultos podem sufocar os bebês.

Dormir no quarto com os pais pode atrapalhar o casal?

Quando o bebê está recém-nascido, e nos primeiros 3 meses de vida, é importante e mais tranquilizador para os pais que estejam com o filho pequeno ao seu lado, pois é uma fase de mútuo conhecimento, e é essencial que pais passem a entender a forma de comunicação e as necessidades do filho. É um período em que a mãe tem que acordar na madrugada para amamentar, em que as cólicas podem atrapalhar o sono da família... um período em que todos estão se adaptando a uma nova forma. Por isso, é importante estarem todos juntos.

Depois dos 3 meses, cada família pode conversar com o seu pediatra e adequar esta recomendação à sua rotina de vida da melhor maneira possível, de forma que todos fiquem tranquilos, felizes e, principalmente, seguros.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/morte-subita-em-bebes.html


Comentários