Café da manhã para ficar mais forte e inteligente!

Café da manhã para ficar mais forte e inteligente!

Todo mundo já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. No caso das crianças, alimentar-se bem logo cedo ajuda a garantir um melhor desempenho escolar

Por Estúdio Globo (Publieditorial) | Reportagem Mayra Stachuk - atualizada em 10/11/2016 12h09
Café da manhã em família (Foto: ThinkStock)

Diversas pesquisas já comprovaram que um café da manhã completo melhora as funções cerebrais e a saúde de maneira geral. No caso dos pequenos, a primeira refeição tem uma relação direta com o aprendizado. “Crianças que não comem pela manhã podem se sentir mais sonolentas e distraídas durante as aulas”, explica a nutricionista Paula Cristina Ferreira, do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista (SP).

Isso acontece porque, após horas sem comer (entre 8 e 12, considerando o tempo de sono de cada criança), o cérebro não opera mais em sua capacidade normal. Um estudo norte-americano comprovou que a falta de nutrientes, os quais geralmente são fornecidos pelos alimentos, causa dificuldades na absorção de novas informações.

Xiii... memória curta

E não é só a informação que não consegue ser captada. O famoso “esqueci” também acontece com mais frequência. De acordo com outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, um café da manhã caprichado, com pães, frutas, leite e cereal, fortalece a memória. Os especialistas observaram vários alunos do ensino fundamental e não tiveram dúvidas: aqueles que realizaram uma boa refeição matinal se saíram melhor em exercícios de ditado e fluência.

Receita contra a fraqueza e a desatenção

Uma pesquisa realizada em São Paulo apresentou números que merecem atenção. Segundo o estudo, 64% dos alunos do ensino fundamental de escolas particulares pulavam o café da manhã pelo menos uma vez na semana. O principal resultado notado nessas crianças era a desatenção durante as aulas. Além disso, 80% dos profissionais entrevistados disseram que os alunos que não se alimentavam pela manhã apresentaram sintomas como dor de cabeça, tontura, fraqueza e até enjoo.

Para a nutricionista Paula Ferreira, a primeira refeição do dia deve conter leite, iogurte, queijos, pães, cereais e frutas. “Alimentos em versões integrais, como os pães, são boas escolhas, pois ajudam a criança a não sentir fome tão cedo”, diz a especialista.

Veja algumas sugestões de cardápio para o café da manhã das crianças:


Opção 1
1 tigela de cereal integral com leite e banana em rodelas ou frutas vermelhas

Opção 2
1 pote de iogurte com cereal + 1 ou 2 fatias de pão francês integral com queijo ou requeijão + 1 copo de suco de laranja natural

Opção 3
2 fatias de pão integral com mussarela + 1 maçã com cereal + 1 copo de água de coco

Opção 4
1 banana com cereal e mel + 1 copo de leite + 2 fatias de pão integral com peito de peru

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/Dia-a-Dia/noticia/2016/11/cafe-da-manha-para-ficar-mais-forte-e-inteligente.html

Comentários