Ciência dá 13 dicas para parecer (ainda mais) inteligente

Ciência dá 13 dicas para parecer (ainda mais) inteligente


02.11.2016 às 19h42
Resultado de imagem para Ciência dá 13 dicas para parecer (ainda mais) inteligente

A genética muitas vezes não é amiga, mas, felizmente, existem algumas formas de a contrariar. Se quer parecer mais inteligente, talvez devesse começar a pensar na forma como comunica, se veste e, até, como assina o seu nome

O que é ser inteligente? Os dicionários e os estudiosos dizem que a inteligência resulta de um conjunto de capacidades intelectuais para memorizar, ajuizar, imaginar, raciocinar, criar, entre outras. Muitos não nasceram com nem conseguiram desenvolver estas capacidades. Outros até as podem ter, mas não são capazes as mostrar aos outros.

Para tentar resolver estes problemas, damos-lhe aqui 15 dicas lançadas pela ciência no sentido de melhorar ou aperfeiçoar as características pessoais de cada um, de forma a dar aos outros a sensação de que somos inteligentes. Não espere, no final deste artigo, sair daqui uma pessoa mais inteligente. Mas pode, pelo menos, parecê-lo.

1. SEJA ESPERTO A VESTIR-SE

A roupa que veste diz muito sobre a sua personalidade. Por isso, torna-se um aspeto revelador quando os outros constroem uma imagem sobre si.

Isto não quer dizer que tem de se vestir pomposamente todos os dias. Vejamos o caso do CEO do Facebook. Mark Zuckerberg usa todos os dias a mesma coisa: uma camisola cinzenta. Porquê? Segundo o próprio, porque quer libertar-se de todas as decisões que não tenham relação com a melhoria do Facebook. Quer dedicar toda a sua energia a esta comunidade.

Mas se quer ter atenção, por exemplo, à cor, num estudo chamado "A perceção da cor" concluiu-se que a cor mais associada a um grau elevado de inteligência é a preta – que é, aliás, a cor indicada para a maioria das situações em estudo – , seguinda pela azul e a branca. No reverso da medalha, o cor-de-rosa, o laranja e o amarelo são as cores menos associadas à inteligência.

2 - SORRIA

Um estudo de 2014 da Charles University mostrou que sorrir pode também fazer com que as outras pessoas pensem que é mais inteligente. Na análise que fizeram aos rostos, aqueles que eram etiquetados pelos inquiridos como de "alta inteligência" pareciam estar a sorrir mais do que os rostos de "baixa inteligência".

Curiosamente, os resultados revelaram que, através de fotografias, quem perceciona tem mais facilidade em calibrar a inteligência de um homem do que de uma mulher.

Uma boa notícia deste estudo é que não precisa de ser bonito para parecer inteligente.

3 - OLHE NOS OLHOS

Estabelecer contacto visual com alguém pode ajudá-lo em muitas situações. Já tínhamos falado aquique olhar alguém nos olhos durante dois minutos pode criar uma ótima imagem de si em quem o observa.

Outro estudo, desta vez da Loyola Marymount University, desafiou 182 pessoas a fazer uma experiência a pares. A uma delas, era pedido que parecesse inteligente. À outra, não lhe era dito nada. Do conjunto de comportamentos aplicados pelos que tinham a função de parecer inteligentes, um deles teve bastante efeito no que toca à perceção da inteligência – olhar o outro nos olhos, enquanto comunicava.

4- SEJA CONFIANTE

A mesma investigação diz também que ser confiante é outro indicador de inteligência para quem nos perceciona. Ser confiante não quer dizer que se tem de ter uma expressão séria. Deve ter-se, sim, convicção no próprio valor. Exagerar – dentro dos limites – até pode ajudar. Na experiência, os participantes que se avaliaram com melhor crédito foram considerados mais inteligentes pelos seus parceiros.

5 - SE NÃO SABE, ADMITA

Se ter consciência dos nossos pontos fortes é um aspeto positivo, ter a humildade para reconhecer os fracos também o é. O equilíbrio entre a confiança e a humildade é difícil, mas é ideal se quiser passar a imagem de que é inteligente.

Numa publicação de 1999, dois psicólogos perceberam que a frase "eu não sei" pode mostrar competência. Mais vale admitirmos que não sabemos a resposta a alguma questão do que mentirmos. Naturalmente, a frase não pode vir só. Tem de se fazer acompanhar por um esforço em tentar saber a resposta ao problema.

6 - USE ÓCULOS

Se usar óculos, vai parecer mais intelectual e inteligente. É o que dizem os investigadores da Universidade de Viena. Os óculos afetam aquilo que é e pode ser percecionado através da cara. Uma das vantagens de usar é, precisamente, aumentarmos a probabilidade de nos acharem inteligentes.

E mais: os óculos com hastes de massa têm o poder de nos fazerem parecer mais inteligentes e confiáveis. No entanto, aparentamos ser menos atraentes. Com hastes mais finas temos na mesma estas vantagens, mas não parecemos menos atraentes.

7 - ESCOLHA BEM OS PIERCINGS

Já que falamos de acessórios, os piercings na cara, por muito que o favoreçam esteticamente e até o façam parecer mais corajoso, não ajudam se estiver a tentar mostrar a alguém que é inteligente. E, mais uma vez, é a ciência a dizê-lo. O estudo de Viren Swami, de 2012, mostrou, analisando 440 participantes, que as pessoas com piercings foram consideradas menos inteligentes do que as com piercings. Para além disso, no caso de ter piercing, os homens tinham avaliações mais negativas do que as mulheres.

8- SEJA EXPRESSIVO

Já falamos da importância de olhar nos olhos e na confiança. Agora, é momento de tentar aliar estes dois aspetos a um outro – a expressividade.

"Um discurso expressivo, com modulação no tom e volume, e um mínimo de pausas notáveis, aumenta a credibilidade e reforça a impressão de inteligência", assim o diz Leonard Mlodinow, no livro "Subliminar".

9 - ESCREVA DE FORMA SIMPLES

Se estivermos a falar de comunicação escrita o truque é descomplicar. Não adianta procurar as palavras mais longas ou os verbos mais rebuscados no dicionário. Pelo contrário, escrever de forma simples fá-lo parecer mais inteligente.

Para tentar desconcertar a ideia de que escrever de forma mais complicada é sinónimo de inteligência, uns investigadores da Universidade de Princeton pediram a alguns estudantes para lerem duas versões do mesmo texto – uma complexa e uma simplificada – e para classificarem a inteligência do autor. Os resultados mostraram que o autor do texto simples foi considerado mais inteligente do que o do texto complexo.

10 - PARA CAIR EM GRAÇA, SEJA ENGRAÇADO

Dizem que Albert Einstein, além de génio, era também um homem com muita graça. Stephen Hawking, outra mente brilhante, é conhecido por ter um sentido de humor aguçado. Sejamos sinceros: só alguém minimamente inteligente consegue fazer piadas com a mínima graça.

Já muitos estudos provaram esta relação. Uma investigação recente, publicada em 2011, concluiu que o humor é um claro sinal de alta habilidade cognitiva. Outra, já mais antiga, dava conta de que se a inteligência e a criatividade são independentes uma da outra, o mesmo não acontece com o humor, que está diretamente relacionado com a inteligência.

11 - LIDERE

Não fique à espera que as coisas se resolvam por si. Sempre que surgir um problema e lhe for possível, tente resolvê-lo e, se for necessário, lidere o grupo.

Em 2002, um estudo concluiu que quem era considerado líder tinha mais probabilidade de ser considerado inteligente.

12 - TENHA CUIDADO COM O QUE BEBE

Pode não parecer, mas aquilo que tem no seu copo é um forte indicador de inteligência para os outros. Beber um vinho ou uma cerveja é diferente de beber um refrigerante ou uma água e se quer tentar passar a imagem de inteligência, talvez não seja boa ideia pedir uma bebida alcoólica.

Uma investigação de 2013 tentou perceber que influência tem a escolha da nossa bebida na perceção que alguém formará sobre nós. Foi pedido a alguns gestores que olhassem para fotografias de candidatos a um emprego na sua empresa e os avaliassem. No geral, aqueles que tinham bebidas alcoólicas na mão eram considerados menos inteligentes.

13 - USE UMA INICIAL DE UM NOME DO MEIO

Pense na sua assinatura. Acha que está a tirar o melhor proveito do nome que tem?

"As iniciais dos nomes do meio tem um efeito forte e particular na maneira como as pessoas são consideradas pelas outras", garantem dois psicólogos. Numa experiência, perceberam que os textos assinados com as iniciais do meio dos nomes tinham melhores comentários do que os textos assinados com o primeiro e último nomes.

Fonte: http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-11-02-Ciencia-da-13-dicas-para-parecer--ainda-mais--inteligente

Comentários