Dificuldade em urinar pode esconder doenças mais graves; saiba mais

Dificuldade em urinar pode esconder doenças mais graves; saiba mais

Problema, normalmente relacionado ao aumento benigno da próstata, pode atingir até 70% da população masculina ao longo da vida

LIFESTYLE NOVEMBRO AZUL14:08 - 04/11/16POR NOTÍCIAS AO MINUTO
© iStock

Novembro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção e conscientização acerca do câncer de próstata. Somente no Brasil, a enfermidade deverá acometer mais de 60 mil homens em 2016. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer mais comum entre o sexo masculino e representa 10% do total de casos diagnosticados mundialmente.

O mês temático também abre espaço para a discussão de outras questões ligadas à saúde do homem, como, por exemplo, as disfunções miccionais – grupo de problemas relacionados ao funcionamento do trato urinário inferior (a bexiga, uretra, próstata, músculos e nervos do assoalho pélvico), que se manifestam dificultando ou impossibilitando a capacidade de urinar ou conter a urina. A incidência destas disfunções é alta e parece estar em ascensão, especialmente em homens em processo de envelhecimento, acima dos 65 anos de idade.

Caio Cintra, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que os distúrbios da micção correspondem, atualmente, a uma parcela importante das queixas dentro dos consultórios de urologia. “É possível notar o aumento das reclamações acerca de incontinência urinária e problemas similares, indícios importantes da alteração funcional do trato urinário.”

Sintomas e tratamentos – Embora a maioria dos pacientes encarem esses problemas com normalidade, é importante ressaltar que são todos potencialmente controláveis via um tratamento adequado. “É importante lembrar que as alterações urinárias estão diretamente relacionadas com a qualidade de vida e, quando não levadas em consideração, podem proporcionar isolamento social, diminuição do rendimento e até mesmo depressão”, explica o urologista.

Os problemas miccionais podem acometer ambos os sexos e todas as idades. No caso dos homens, é possível afirmar que 70% apresentará algum tipo de distúrbio ao longo da vida. “Para o público masculino, os problemas normalmente vêm associados ao aumento benigno da próstata, comum durante o processo de envelhecimento. Hoje em dia, no entanto, outras condições de saúde, como distúrbios neurológicos, diabetes e alterações intestinais, podem estar relacionadas a esta incidência”, afirma.

Cuidado individualizado – Devido a este caráter multifatorial, as disfunções devem receber atenção e tratamento individualizado, direcionados às necessidades e expectativas de cada indivíduo. “Existem, atualmente, diversas modalidades de tratamento para as diferentes facetas destas condições, englobando uso de medicações, fisioterapia e tratamentos um pouco mais invasivos, como aplicação de botox e neuromodulação.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/301759/dificuldade-em-urinar-pode-esconderdoencas-mais-graves-saiba-mais

Comentários