Quem pensa demais pode ser mais inteligente e mais criativo

Quem pensa demais pode ser mais inteligente e mais criativo

The Huffington Post | De Lindasy Holmes

Publicado: 14/11/2016 10:30 BRST Atualizado: 14/11/2016 10:32 BRST


O diálogo interno de quem pensa demais costuma estar cheio de incertezas e dúvidas(parece divertido, não?). Mas tem algo bom, também.

A conversa constante dentro da cabeça de um neurótico também pode representar alguns traços positivos. Estudos estão dando crédito à ideia de que pensar demaispode ter alguns benefícios, para o cérebro e até mesmo para sua saúde física.

É claro que pensar demais a ponto de ficar ansioso não é ideal. Quem se identifica com essa característica se preocupa demais, fica ruminando e analisa as coisas mais que a média das pessoas. Esse tipo de comportamenteo pode provocar estresse excessivo e causar vários problemas de saúde, como pressão alta e problemas digestivos.

É importante manter essa tendência sob controle – seja por meio de terapia ou outras mudanças no estilo de vida – para aproveitar a atividade cerebral para o bem.

Eis algumas maneiras pelas quais o pensar demais pode ser benéfico:

Quem pensa demais pode ser mais imaginativo.



Um paper opinativo publicado na revista Trends in Cognitive Sciences sugere que a área do cérebro associada ao pensar demais pode ser mais hiperativa em pessoas neuróticas. Isso poderia levar a mais soluções ou ideias, teorizam os pesquisadores.

“Se as pessoas neuróticas tendem a pensar mais nos problemas porque têm mais pensamentos associados a ameaças – o que explicaria sua tendência a se sentirem infelizes --, parece provável que elas terão melhores chances de criar soluções para esses problemas, comparado com pessoas que têm menores índices de neuroticismo e tendem a olhar para o lado bom da vida o tempo todo”, disse ao The Huffington Post Adam Perkins, um dos autores do paper.

A ruminação constante pode ser sinal de inteligência.



A tendência de se preocupar – que é comum entre quem pensa demais – está relacionada a mais inteligência verbal, segundo um paper publicado na revista Personality and Individual Differences. (É claro que é importante observar que isso não significa que pensar demais causa mais inteligência verbal, apenas que as duas coisas podem estar associadas.)

Outros pesquisadores também sugerem que indivíduos ansiosos podem ter QI mais alto que quem tem sintomas de ansiedade mais leves, relata a Slate.

O neuroticismo pode te tornar mais saudável.



Mas só se você for consciencioso Pesquisa publicada na revista Brain, Behavior and Immunity indica que uma alta combinação de neuroticismo e conscienciosidade pode levar a baixos níveis de uma proteína chamada interleucina-6, que está ligada a inflamações.

Os autores do estudo também afirmam que pessoas com os dois traços têm menos problemas de saúde crônicos.

Resumo: pensar demais ao ponto de se estressar não faz bem. Mas um pouco mais de concentração ou ruminação? Pode ser uma boa ideia.
Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.
http://www.brasilpost.com.br/2016/11/14/pensar-demais-criativo_n_12915184.html?utm_hp_ref=comportamento

Comentários