Aquecer comida em potes de plástico pode provocar doenças?

Aquecer comida em potes de plástico pode provocar doenças?

Artur Katz, coordenador de Oncologia Clínica do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, responde

Por Gabrielli Menezes-21 dez 2016, 17h59


(Créditos: Bruno Marçal)

De fato, alguns potes de plástico contêm bisfenol A (BPA), substância que, segundo alguns estudos científicos, pode provocar desde alterações no sistema endócrino, até câncer. Ela está presente nos policarbonatos, materiais utilizados na produção de pratos, copos e squeezes. E, de acordo com algumas pesquisas, pode ser liberada ao passar pelo processo de aquecimento, ou seja: levar ao micro-ondas ou armazenar comida recém-tirada da panela, por exemplo.

Só que quase nunca dá para saber quais objetos possuem BPA e quais não têm, porque raramente essa informação aparece na etiqueta. A presença desse material está proibida na fabricação de chupetas e mamadeiras desde 2012. Nos demais itens, é liberada.

Para o médico Artur Katz, coordenador de oncologia clínica do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, apesar de a relação entre o aquecimento do BPA e a ocorrência de doenças não ser um consenso no meio científico, é bom evitar essa situação. “Se não há como saber se determinados itens contém BPA ou não, o ideal é agir como se todos tivessem, e não aquecer nenhum tipo de alimento em plásticos”, entende ele.

Fonte:http://vejasp.abril.com.br/blog/saude/aquecer-comida-em-potes-de-plastico-pode-provocar-doencas/


Comentários