Sarcopenia: doença natural do envelhecimento leva à perda da massa muscular, força e mobilidade

Sarcopenia: doença natural do envelhecimento leva à perda da massa muscular, força e mobilidade


Alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos ajudam a minimizar os efeitos

Marta Santos, do R7 15 horas atrás

Alimentação e exercício físico adequados podem minimizar as perdas de massa muscular com a idadeThinkstock

A "idade" chega e chega para todos. Com ela, diversos problemas de saúde. Uma das doenças mais comuns entre idosos é a sarcopenia. Você já ouviu falar? O nome ainda não é muito conhecido, mas se trata de uma doença progressiva, natural do envelhecimento, que leva à perda da massa muscular, e é irreversível.

Com a diminuição dos músculos, o idoso também perde força e mobilidade, principalmente dos braços e pernas, dificultando muito a execução de tarefas do dia a dia. A doença começa a se manifestar por volta dos 40 anos, e pode fazer com que a pessoa perca de 1% a 2% da massa muscular por ano, explica Myrian Najas, nutricionista membro do núcleo de estudos da sarcopenia.

— É muito importante retardar essa perda, ou seja, ganhar músculos par envelhecer melhor. O cuidado da saúde óssea é amplamente explorado. No entanto, quando se fala de músculos, as têm dificuldade em associá-los à mobilidade. É importante tratar ossos e músculos como um conjunto que deve funcionar de maneira integrada em prol da mobilidade da pessoa.

A perda de massa também aumenta o risco de quedas, fraturas e hospitalização dos idosos. Além disso, quando menor a quantidade de músculos, mais propensa a pessoa estará a sentir dores, explica João Toniolo, geriatra e chefe do núcleo de estudos clínicos em sarcopenia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— Estudos mostram que 40% das pessoas com mais de 65 anos têm sarcopenia, e esse número sobe para 60% aos 80 anos. Provavelmente, não há nenhum declínio funcional e estrutural mais drástico que o declínio da quantidade de massa muscular durante os anos de vida. No envelhecimento, os músculos são tão importantes, que até fazem outros órgãos funcionarem melhor.

Toniolo afirma que muitas pessoas sequer percebem essa perda muscular.

— Apesar da perda de massa, as pessoas ganham gordura com o tempo. Então, às vezes, um paciente chega todo feliz no consultório, dizendo que tem o mesmo peso há 20 anos, mas, provavelmente, o que aconteceu foi que ela ganhou gordura e perdeu massa. O peso continua o mesmo, mas a constituição corporal não.

Myrian diz que é fundamental cuidar da saúde dos músculos e que o sedentarismo é um dos fatores que mais influenciam na perda de massa. Apesar inevitável, há maneiras para amenizar a perda. Segundo a especialista, a musculação é uma das melhores formas de ganhar massa magra e fortalecer a musculatura, mas o exercício tem que ser aliado a uma boa alimentação.

— Para perder gordura ou ganhar massa, 30% do esforço vem de exercício e 70% da alimentação. O idoso, por exemplo, tende a comer menos carne, porque a digestão é mais lenta, e acaba não conseguindo obter a quantidade de proteína que deve ser consumida diariamente. Além disso, a população no geral está apresentando um déficit de vitamina D e, sem ela, não se faz músculo também. Com a ajuda de um nutricionista, é preciso adaptar a alimentação e fazer uso de suplementos.

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação e ajudar a consumir a quantidade diária recomendada de proteína (principalmente para idosos passam a consumir menos carne), aminoácidos, antioxidantes e vitaminas.

Para saber a porcentagem de massa muscular de um paciente de forma mais precisa, o médico pode solicitar um exame de composição corporal total, que determina a quantidade de massa óssea, corporal de gordura e massa magra do paciente.

Fonte: http://noticias.r7.com/saude/sarcopenia-doenca-natural-do-envelhecimento-leva-a-perda-da-massa-muscular-forca-e-mobilidade-06122016


Comentários