7 vacinas que toda pessoa adulta precisa tomar

7 vacinas que toda pessoa adulta precisa tomar

Manter a carteirinha de vacinação em dia, é importante não só na infância, mas também na vida adulta.

4/1/2017 às 03h46 (Atualizado em 5/1/2017 às 14h43)

7 vacinas que toda pessoa adulta precisa tomarSite de Beleza e Moda - Mulher

Apesar do calendário de vacinação ser muito mais intenso nos primeiros dois anos de vida do indivíduo (cerca de 26 vacinas), outras doses precisam ser tomadas ao longo da vida, quando já não há mais, na maioria das vezes, um cuidado tão exímio com a saúde e a carteirinha de vacinação acaba ficando, de lado e esquecida.

Por isso, estar atento aos prazos das vacinas, de acordo com a idade e às condições dos locais onde você mora ou visita, é fundamental.

As vacinas sensibilizam o sistema imunológico para que ele se fortaleça e construa uma barreira de proteção ante a doenças infecciosas, causadas por vírus e bactérias.

Assim, quando exposto a esses agentes, o organismo imunizado age rapidamente produzindo anticorpos que impedem o contágio.

Através das vacinas, inúmeras doenças que, em séculos anteriores infectaram e mataram milhões de pessoas, foram completamente erradicadas ou controladas.

Algumas são produzidas com microrganismos mortos, a exemplo das vacinas contra o vírus da gripe e contra a poliomielite (paralisia infantil).

Já outras, são produzidas a partir de vírus e bactérias enfraquecidos, que provocam uma reação da doença na pessoa, de uma forma bem amena, estimulando o corpo a produzir anticorpos para defender o organismo, caso entre em contato novamente com os agressores.

É o que ocorre no caso de doenças como o sarampo, a rubéola e a caxumba.

As vacinas são consideradas o melhor método preventivo contra o aparecimento de doenças graves e a maioria é tomada logo na primeira fase da vida, até os 5 anos de idade.

Mas existem algumas vacinações que precisam ser realizadas também na idade adulta. Veja a seguir quais são e mantenha sua carteirinha em dia.

1 – Hepatite B

A vacina contra hepatite B protege nosso corpo desta doença que pode desencadear problemas graves, como cirrose hepática e câncer no fígado.

A vacina contra a Hepatite B é ministrada em crianças ainda em tenra idade para evitar a transmissão vertical, de mãe para filho, devido ao contato existente entre ambos no momento do parto.

Quando não tomadas as três doses recomendadas na infância, é essencial que o adulto vá até um posto de saúde e regularize as vacinas.

A segunda dose deve ser tomada 30 dias após a primeira e a terceira, 180 dias após a primeira aplicação.

2 – Febre Amarela

Aplicada no braço do paciente e em dose única, a vacina contra febre amarela normalmente é ministrada em crianças já aos nove meses de idade e seu efeito é por toda a vida.

Entretanto, pessoas que não foram imunizadas contra a doença devem recorrer à vacinação, principalmente, se desejam realizar viagens para áreas de risco, tanto no Brasil como no exterior.

A mulheres que tomam a vacina contra febre amarela, recomenda-se que evitem engravidar em um período de 30 dias após a aplicação.

Transmitida por mosquitos infectados, a febre amarela tem como principais sintomas a febre alta, cansaço, mal estar, diarreia, enxaqueca e dores por todo o corpo.

Normalmente os sintomas perduram por cerca de dez dias, mas em casos mais graves, pode levar à morte. Em todo o mundo, todos os anos, cerca de 200 mil pessoas são infectadas com o vírus, das quais, 30 mil são levadas a óbito.

3 – Hepatite A

Assim como a Hepatite B, a Hepatite A ataca o fígado. A transmissão da doença ocorre via fecal-oral, isto é, através da ingestão de líquidos ou alimentos contaminados com coliformes fecais infectados pelo vírus VHA.

Apesar de não ser obrigatória no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, é de extrema importância prevenir-se contra esta doença, que pode trazer inúmeras sequelas à saúde.

Veja Também: Esses chás podem derreter a gordura do fígado e você nunca ouviu falar sobre eles

4 – HPV

A vacina contra o HPV ou papiloma vírus previne a mulher do câncer no colo do útero.

O sistema único de saúde (SUS) disponibiliza a vacina para meninas de 9 a 13 anos, período em que a medicação é mais eficaz, mas é importante que todas as mulheres até 45 anos previnam-se contra esta doença, que é uma das que mais matam mulheres no mundo.

(Correção: Até 11:40 – horário de Brasília – de 05/01/2017, a matéria informava que a vacina era importante para mulheres até 26 anos, no entanto, a correção foi feita após um pedido da Ketchum)

Clínicas particulares e postos de saúde disponibilizam a vacina, que deve ser tomada em três doses, com intervalo de 1 a 2 meses entre a primeira e a segunda dose e 6 meses entre a primeira e a terceira. A eficácia comprovada da vacina é de 10 anos.

Por ser uma doença sexualmente transmissível, o HPV pode infectar também a homens e, por isso, é recomendável que pessoas do sexo masculino que estejam em idade entre 9 e 45 anos também tomem a vacina.

(Correção: Até 12:31 – horário de Brasília – de 05/01/2017, a matéria informava que a vacina era importante para homens até 26 anos, no entanto, a correção foi feita após um pedido da Ketchum)

A vacinação contra o HPV é aprovada em mais de 130 países e faz parte de mais de 65 programas nacionais de imunização.

Mais de 208 milhões de doses de vacinas já foram distribuídas no mundo desde a primeira aprovação regulatória, em 2006.

Existem duas vacinas contra o HPV disponíveis no Brasil:

– vacina contra os HPVs 16 e 18, mais conhecida como bivalente: protege contra o câncer de colo do útero causado pelos tipos de HPV 16 e 18. É aprovada no Brasil para mulheres a partir de 9 anos;

– vacina contra os HPVs 6, 11, 16 e 18, mais conhecida como quadrivalente: protege contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, evitando os cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus, além das verrugas genitais. É aprovada no Brasil para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos.

A vacina adotada no Brasil pelo Ministério da Saúde desde março de 2014 é a quadrivalente, que cobre mais tipos e protege contra os HPVs 6, 11, 16 e 18.

A vacinação pública contra o HPV acontece durante todo o ano nos postos de saúde e cobre meninas de 9 a 13 anos, meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade que vivem com HIV.

Desde o início de 2017, meninos de 12 e 13 anos de idade e HIV positivos de 9 a 26 anos também são imunizados gratuitamente pelo SUS.

Em clínicas particulares, cada dose sai, em média R$200.

5 – Tríplice Viral

A vacina Tríplice Viral nos protege contra três doenças graves: sarampo, rubéola e caxumba. Para estar protegida, a pessoa precisa ter se vacinado duas vezes ao longo da vida, seja na infância ou na idade adulta.

Se não há registros de vacinação na sua carteirinha, regularize a situação. O intervalo entre uma dose e outra, em adultos, é de dois meses.

Veja Também: 6 doenças autoimunes comuns

6 – Influenza (Gripe)

Ministrada essencialmente em pessoas com mais de 60 anos, a vacina contra influenza, causadora da gripe, é uma das mais importantes e conhecidas vacinas da idade adulta.

Na rede pública de saúde, esta vacina é aplicada, gratuitamente, em crianças de 6 meses a 06 anos de idade, gestantes, idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas e pessoas com doenças crônicas, como diabéticos e cardíacos.

Clínicas particulares disponibilizam a vacina para qualquer pessoa, sem restrições de idade.

Veja Também: Chá de amora emagrece, previne e combate doenças

7 – Tétano e difteria (dT)

Também conhecida como a “vacina dos 15 anos”, a dT, nos protege contra duas doenças: tétano e difteria. A primeira dose da vacina deve ser tomada aos cinco anos de idade.

O reforço é dado somente aos 15 anos e a cada década de vida, a pessoa precisa tomar uma nova dose da vacina.

Em clínicas particulares também está disponível a vacina dpaT, que além do tétano e difteria, age no controle da coqueluche.

Fonte: http://entretenimento.r7.com/mulher/site-de-beleza-e-moda/7-vacinas-que-toda-pessoa-adulta-precisa-tomar-05012017

Comentários