Aprenda a escolher o perfume ideal

Aprenda a escolher o perfume ideal


Com tantas opções no mercado, é difícil encontrar a fragrância ideal

Guilherme Sillva Atualizado ontem às 13h03

Não há um perfume ideal para cada tipo de pele, já que ele varia de acordo com o cheiro de cada pessoa.
Foto:Divulgação

O perfume virou uma espécie de acessório de estilo. Por isso, assim como as roupas, as fragrâncias também têm que combinar com a pessoa. O problema é que, com tantas opções no mercado, é difícil encontrar o aroma ideal. Conversamos com dois experts no assunto – acostumados a criar fragrâncias, combinar ingredientes, sentir os odores mais raros da natureza – e entregamos tudo para você. O que podemos adiantar é que não há um perfume ideal para cada tipo de pele, já que ele varia de acordo com o cheiro de cada pessoa. Confira as dicas certeiras deles.


Veronica Kato é perfumista exclusiva da Natura há 10 anos-Foto:Divulgação

1 - Como potencializar a fixação do perfume escolhido?

Para aumentar a duração da percepção do perfume ao longo do dia tenho algumas dicas: hidratar a pele com um creme, loção ou óleo antes da aplicação do perfume. O ideal seria utilizar um hidratante que tenha a mesma fragrância ou um produto sem fragrância ou mais suave possível. Esses produtos formam um filme sobre a pele que retarda a evaporação da fragrância e faz com que ele dure mais tempo na pele. Outra dica é passar uma última borrifada do perfume para cima, como se fosse uma nuvem. Esse residual da fragrância que fica no cabelo ou na roupa ajuda a aumentar a percepção do perfume ao longo do dia, uma vez que esses materiais não geram calor, o que retarda a evaporação da fragrância.

2 - Considerando o poder de fixação e reaplicações necessárias, é mais inteligente investir em um Eau de Parfum (EDP) ou é melhor optar pelo Eau de Toilette (EDT)?


Depende, porque além da diferença de concentração de fragrância, muitas vezes o perfil olfativo dos produtos são diferentes. Os EDTs costumam ser mais frescos e leves, ideais para serem usados no dia a dia, enquanto os EDPs são mais marcantes, opulentos e fortes, indicados para ocasiões especiais. Mas quando eles tiverem caminhos olfativos mais fortes, como os adocicados, compensa comprar o EDP, porque, nesse caso, uma gotinha é suficiente para se perfumar.

3 - Qual dica daria para as brasileiras, que, apesar do clima tropical, adoram um perfume forte e doce?


Usar com bom senso. Um perfume forte e doce pode ficar maravilhoso quando usado com moderação. Outra dica é usar produtos com menor concentração de fragrância, EDT ou mesmo splash, creme ou loção, em caso de caminhos olfativos mais fortes e doces.

4 - Quais notas são curinga para o verão do Brasil?


Para mulheres, o floral refrescante, que pode ter toques verdes, frutados, cítricos ou aquosos, e, para os homens, madeiras refrescantes com toque cítrico, aquoso ou de ervas.

5 - O fator preço é determinante na qualidade de um perfume?


Não, muitos perfumes importados custam mais caro que os nacionais devido ao câmbio e à taxa de importação, e não por causa da qualidade da fragrância ou dos ingredientes. No caso de um EDP, que é mais caro que um EDT, que por sua vez custa mais do que um splash ou uma água de colônia, o fator preço pode ser determinante na qualidade do produto quanto à duração da fragrância ao longo do dia, por terem maior concentração de fragrância.

César Veiga, Expert em avaliação de fragrâncias do Grupo Boticário há 20 anos
César Veiga é expert em avaliação de fragrâncias do Grupo Boticário há 20 anos
Foto:Divulgação

1 - Quais os maiores erros cometidos na hora da aplicação de um perfume?


Aplicar na sequência do banho, não hidratar a pele antes da aplicação (o ideal é que o hidratante seja sem cheiro ou com a mesma fragrância do perfume), esfregar o local onde o perfume foi aplicado e usar perfume em excesso.

2 - Quais são as notas atemporais que independem de clima?


As notas florais , fougére (aromáticos) e amadeiradas são a base de algumas das principais fragrâncias no mundo. Por isso são consideradas atemporais e caem bem em qualquer ocasião e clima.

3 - E para os homens, qual a dica importante na hora da escolha do perfume?


A escolha do perfume depende da intenção. Por isso, não há regras, a não ser seguir o que mais lhe agrada. Costumo dizer que o perfume é a nossa assinatura invisível. E isso vale para todos, independentemente de gêneros. A dica sempre é testar o perfume na pele e, então, decidir se aquele cheiro tem identificação com a sua personalidade.

4 - Quais notas são curinga para o verão do Brasil?


Notas verdes aromáticas e frescas, frutais e até florais frescos traduzem bem a personalidade brasileira, pois costumam remeter à alegria e leveza, que tem muito a ver com o Brasil.

5 - Existe o perfume ideal para cada tipo de pele?


Não há regras definidas, pois a pele da população brasileira é muita diversificada. O ideal é encontrar o perfume mais agradável ao seu gosto. As fragrâncias reagem diferentemente aos tipos de pele. Alimentação, hábitos de saúde e até a localização onde morarmos são fatores que influenciam diretamente na performance da fragrância. O gosto pessoal é que define a fragrância adequada. Geralmente, fragrâncias mais frescas vão melhor durante o dia e no tempo quente e em ambientes de trabalho, enquanto as mais pesadas e sofisticadas combinam melhor com a noite e clima mais ameno.

Fonte: http://beta.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/revista_ag/2017/01/aprenda-a-escolher-o-perfume-ideal-1014017620.html


Comentários