Ele previne e trata o mau colesterol, doenças do coração e o envelhecimento precoce. Aprenda receitas deliciosas com ele

Ele previne e trata o mau colesterol, doenças do coração e o envelhecimento precoce. Aprenda receitas deliciosas com ele


O repolho é muito conhecido na culinária e popular em muitas culturas, pois além de ser grande e saudável, é relativamente barato. Confira abaixo os benefícios e propriedades desse alimento que pode ser preparado refogado, na forma de saladas ou como complemento de pratos como sopas.


Benefícios e propriedades do repolho

Fonte de vitamina C e antioxidantes, o repolho deve fazer parte do cardápio de todas as pessoas, pois é rico em fibras, potássio, folato e betacaroteno. O repolho roxo contém ainda antocianinas, as mesmas presentes nas uvas, que são eficazes na proteção do coração. Além disso, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e favorece a pele saudável. O de coloração verde é mais rico na vitamina A do que o roxo, sendo melhor para a proteção da visão e da pele.

É eficaz na eliminação de problemas intestinais devido à grande presença de fibras e, além disso, age como cicatrizante e combate o envelhecimento precoce, gripes e resfriados. Seu consumo pode ajudar ainda a prevenir o câncer de cólon e tumores malignos, sendo que as pessoas que consomem grandes quantidades desse alimento têm menores possibilidades de desenvolver estes problemas devido à presença de bioflavonóides, indóis, genisteína e outras substâncias que inibem o crescimento de tumores. Essas mesmas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, de forma que o consumo é eficaz ainda na prevenção do câncer de mama, útero e ovário.

O consumo é indicado para casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo, rouquidão, melhorar o funcionamento digestivo e do fígado. Além disso, age como um controlador dos níveis de colesterol no sangue, e reduz a quantidade de radicais livres, que são responsáveis por câncer, doenças cardíacas e envelhecimento precoce da pele.
Suco de repolho cru

O suco de repolho ajuda na cicatrização de úlceras e deve ser consumido todos os dias, um litro por dia na extensão de duas semanas, no mínimo. Para tornar o sabor mais agradável, experimente adicionar cenoura e limão ao suco, ou ainda laranja.

Para prepará-lo, lave e pique bem o repolho em medida suficiente para encher o liquidificador. Adicione água até a marca dos 2/3, aproximadamente, e bata em velocidade alta até que esteja completamente misturado. Se preferir, adicione outros ingredientes que envolvam frutas e verduras para tornar o sabor mais agradável. Beba sempre antes ou após as refeições, ou ainda como um lanche saudável.
Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações do consumo de repolho na literatura direcionada aos seus benefícios e aplicações.

fonte-http://www.remedio-caseiro.com/repolho-beneficios-e-propriedades/

Comentários