Saiba como deixar o seu pet livre de algumas doenças no verão

Saiba como deixar o seu pet livre de algumas doenças no verão

Confira dicas para evitar que seu pet tenha doenças provocadas por carrapato

Por Graciela Zabotto-Osasco-20/01/2017 - 00:00

Cachorro (Foto: Divulgação)(gracielazabotto@webdiario.com.br)

Controle de pulgas e carrapatos, vermifugação e vacinação em dia são as principais medidas para os pets passarem o verão protegidos de doenças, seja na praia, no campo ou na cidade.

O calor é o clima ideal para a proliferação de pulgas e carrapatos. Nesta época, também, os pets costumam passear mais em parque, praia ou campo e ter maior contato com outros bichinhos. Para alertar os tutores sobre os cuidados especiais que os cães e gatos devem receber neste período, a veterinária da Petz Gabriela Bianchi fez uma lista com algumas dicas. “Nesta época, mais do que nunca, é importante prevenir mensalmente contra os ectoparasitas, que são as pulgas e os carrapatos, além das doenças oportunistas, mantendo os pets confortáveis e saudáveis”, disse Gabriela Veja a seguir as orientações da médica veterinária.

Controle de pulgas


“Hoje temos produtos via oral, top spot ou coleiras. O veterinário poderá indicar o melhor para cada pet”, explica a veterinária. Além da coceira, feridas, falhas na pelagem e alergias, os ectoparasitas também transmitem doenças. Quando a infestação de pulga é muito grande, há risco de anemia e até morte dos bichinhos mais jovens. Também são transmissoras de outros parasitas.

Controle do ambiente


“Outro problema é que as pulgas podem ser passadas pelo contato direto com outros bichinhos ou nos locais e ambientes infestados. Além de tratar o pet, devemos tratar o ambiente. Há produtos específicos que não fazem mal aos bichinhos. O importante é que tudo seja feito com a orientação do veterinário”, adverte.

Controle de carrapatos


Os carrapatos são responsáveis principalmente pela Erlichiose e Babesiose, conhecidas como “doença do carrapato”, que causam a destruição de células sanguíneas. Entre os sintomas, estão febre, apatia, falta de apetite, podendo levar à morte. Há várias opções de produtos e medicamentos para a prevenção e tratamento, mas todos devem ser indicados pelo veterinário.

Para quem vai ao litoral


A vermifugação para os pets que vão à praia deve ser mensal neste período, para prevenir a dirofilariose, também conhecido como parasita do coração. A doença é transmitida por mosquito de regiões litorâneas e provoca insuficiência cardíaca.

Vacinas


É importante manter a carteira de vacinação em dia, principalmente nesta época, quando há maior contato entre os bichinhos de estimação. A antirrábica e a V8 ou V10 (contra cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovírus canino tipo 2, coronavírus canino, parainfluenza canina, parvovírus canino e leptospirose) são obrigatórias todos os anos. Para os gatos, a antirrábica e a V4 (contra a panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose) também devem ser aplicadas anualmente.

Fonte:  http://webdiario.com.br/noticia/11681/saiba-como-deixar-o-seu-pet-livre-de-algumas

Comentários