6 razões pelas quais líderes inteligentes fracassam

6 razões pelas quais líderes inteligentes fracassam

Há alguns deslizes fáceis de serem cometidos até pelas pessoas mais inteligentes. Aprenda a evitá-los

20/02/2017 - 13H30 - ATUALIZADA ÀS 13H33 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
(FOTO: SHUTTERSTOCK)

A maioria dos negócios é conduzida por pessoas inteligentes. Ainda assim, quando uma empresa fracassa, é geralmente por causa de erros cometidos exatamente por elas, defende Travis Bradberry, autor de Inteligência Emocional 2, Em artigo publicado na Inc., ele discorre sobre cases de sucesso que também ficaram notórios mais tarde por se tornarem exemplos de fracassos.

Um deles é clássico, a Kodak. A empresa que inventou e desenvolveu a tecnologia por trás da fotografia digital acabou quebrando por ter uma liderança receosa em mudar seu modelo de negócios à medida que a tecnologia evoluía e as demandas mudavam. Bradberry também lembra da Xerox, que não só falhou em capitalizar uma das principais inovações tecnológicas da história (o computador com uma interface gráfica), como também deixou funcionários da Apple conhecerem e copiarem a tecnologia.

Bradberry argumenta que, ao enxergar esses casos com o olhar de hoje, é fácil perceber que os líderes por trás deles não estavam prestando atenção às mudanças. Mas a verdade é que eles eram pessoas inteligentes com um histórico impressionante de sucessos. É difícil acreditar que eles simplesmente não estivessem vendo o que estava acontecendo. Então, o que ocorreu?

Sydney Finkelstein, professor da Dartmouth\'s Tuck School of Business, gastou seis anos em busca de uma resposta para essa questão. Ele e seus colegas estudaram 51 negócios conhecidos por terem fracassado de modo notório — e entrevistaram seus ex-CEOs e altos executivos. Finkelstein queria entender quais eram os meandros e o funcionamento interno de cada um dos negócios, explorar a mentalidade dos principais executivos deles e descobrir o que os levou a tomar decisões que se provariam desastrosas.

O professor e sua equipe descobriram que decisões ruins tomadas por líderes inteligentes foram algumas vezes intencionais e outras vezes acidentais. Mas elas sempre seguiram um padrão claro. Veja a seguir:

Eles se achavam intocáveis, assim como suas empresas

Não há nada errado em ter objetivos elevados ou um senso de orgulho, mas esses líderes viam o sucesso como algo já conquistado e adquirido. Eles tornaram-se tão confiantes em suas próprias ideias que acreditavam fielmente que seus competidores nunca iriam alcançá-los, que as circunstâncias não mudariam e que nenhuma empresa com uma tecnologia disruptiva iria surgir. Essas expectativas irrealistas os levaram a falhar. Líderes precisam sempre se questionar — principalmente se estão no topo, defende Finkelstein. 

Eles não conseguiam delimitar onde começava e terminava a relação deles com a empresa

Os líderes estudados por Finkelstein eram obcecados pela imagem da companhia. Como resultado, estavam muito mais ocupados em ser "a cara" da empresa do que, de fato, em liderá-la. Esse comportamento, isoladamente, não leva a uma estagnação dos negócios, mas pode levar à corrupção e desonestidade. Um líder que vê uma empresa como algo só seu — ou seu maior orgulho — está mais propenso a esconder dados que possam arranhar a imagem dela ou mesmo números ruins e produtos que se provaram um fracasso. 

Eles pensavam que eram os mais inteligentes da sala

Muitos líderes têm consciência do quão inteligente são. E, por isso mesmo, acham que receber comentários e estímulos de outras pessoas é desnecessário. Eles tomam decisões rapidamente e se recusam a responder questões quando há um mal-entendido. Isso pode até combinar com a imagem de um líder forte na TV, mas tomar decisões rápidas é uma imprudência que pode levar a erros maiores. A chance de falhar aumenta substancialmente quando você não se preocupa com o que os outros estão pensando. 

Eles estavam cercados por executivos e executivas que não os confrontavam

Alguns líderes se tornam tão obcecados com lealdade que eles esperam apoio sem qualquer questionamento para cada decisão que tomam. Isso silencia vozes contrárias e tira da mesa de discussões pontos importantes na tomada de decisão daqueles negócios. Quando um líder começa a associar posições contrárias ou críticas à deslealdade — ou a uma tentativa de minar sua autoridade — é sinal de que as coisas não vão caminhar bem. 

Eles ultrapassaram sinais vermelhos e ignoraram avisos

Alguns líderes são tão apaixonados por suas próprias visões que são capazes de levar a empresa para a beira de um precipício ao persegui-las. Muitos desses líderes até pedem sugestões, mas apenas para seguir fazendo aquilo que realmente desejam. Persistência é uma qualidade boa — mas ignorar os fatos continuamente não. 

Eles acreditavam piamente no trabalho que realizaram antes

Ter um histórico de sucesso pode ser um boa experiência para conduzir um negócio, mas lembre-se que um passado vitorioso não garante o sucesso futuro. A equipe de Finkelstein avaliou que muitos dos líderes que fracassaram se basearam em um momento crucial de suas carreiras e tentaram repeti-lo diversas vezes — mesmo quando as estratégias e os momentos não combinavam entre si. Necessidade de clientes, tecnologia e até cenário competitivo podem mudar muito em pouco tempo. Por esta razão, líderes de sucesso precisam estar constantemente se adaptando ao cenário que os afeta.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/02/6-razoes-pelas-quais-lideres-inteligentes-fracassam.html


Comentários