Vem descobrir como seu perfume favorito é criado

Vem descobrir como seu perfume favorito é criado

Visitamos a sede do IFF para conhecer um lançamento da Palmolive e saímos de lá sabendo de muita coisa legal. Olha só.

Por Larissa Nara, 4 fev 2017, 10h01

(iStock/)

A IFF (International Flavors & Fragrances), é um dos lugares responsáveis por desenvolver fragrâncias para várias marcas e produtos no mundo. Visitamos a sede em São Paulo e, além de conhecer o lançamento da Palmolive (que você acompanha na COSMO), vimos como tudo funciona na hora de criar uma fragrância.

Se você acha que o trabalho de um perfumista é algo como sentar a frente da janela combinar umas essências e ter um perfume novo, se enganou. Conversamos com Tanara Emanuelli, Diretora de Criação de Fragrâncias do IFF no Brasil, e descobrimos que a área da perfumaria vai muito além de uma alquimia “intuitiva”. Aqui, você encontra 5 curiosidades sobre esse universo.


(Reprodução/Giphy)

O processo de criação da fragrância de um sabonete é igual ao do seu perfume favorito

Criar uma fragrância exige muitos dados, pesquisa de mercado, estudo e várias combinações de ingredientes testadas. Tudo começa com o que a marca deseja expressar no produto, depois são apresentadas várias fórmulas (resultado do trabalho em conjunto com perfumistas e aromistas) que serão testadas numa máquina para ver como reagem à base – sem cheiro -característica da marca. Só depois de passar por muitas aprovações de vários setores, uma única é totalmente aprovada e pode chegar até você.

As notas de uma fragrância são escolhidas por etapas

Deve existir conexão entre os elementos, a partir do que o consumidor procura e o que a marca deseja. Basicamente, a fragrância em si é dividida em 3 etapas. A primeira, que são as notas de topo, é aquela impressão inicial que você tem da fragrância. Depois vêm as notas de corpo, que são mais substanciais para a fragrância, elas representam o cheiro que fica no ar logo depois de passar. E as notas de fundo, são aquelas que permanecem na pele depois de mais tempo.

Algumas etapas dos testes variam de acordo com o tipo de fragrância

Depois de pré-selecionadas as fórmulas passam por testes específicos. Por exemplo, um sabonete é testado em relação à espuma que faz (o brasileiro associa quantidade de espuma a sensação de limpeza) e à fragrância que fica na pele e no banheiro depois que você sai do banho considerando temperado da água e tudo.

Os ingredientes da fragrância vão além do cheiro em si, eles têm que trazer sensações.

Os ingredientes variam de acordo de com o propósito e conceito que o produto deve ter. Mas, existem matérias – primas que a gente sempre precisa colocar em uma fórmula. Na escolha do que vai compor a fragrância de um sabonete, por exemplo, deve ter ingredientes capazes de trazer a sensação de limpeza e frescor. Os outros ingredientes podem ser iguais ao da perfumaria fina, pela fragrância, mas sempre tem que ter algo fresco e que te faça sentir limpo.

O paladar está super envolvido no processo de criação de perfumes

Paladar e olfato são sentidos complementares. Naturalmente eles já trabalham juntos, muito do gosto que você sente quando come alguma coisa vem do retro olfato, ou seja, a sensação do sabor está diretamente ligada ao cheiro. Esse processo se aprofunda durante a criação de uma fragrância, muitas essências e combinações são inspiradas em drinks e combinações dos alimentos.


(Reprodução/Giphy)

Fonte: http://cosmopolitan.abril.com.br/beleza/vem-descobrir-como-seu-perfume-favorito-e-criado/


Comentários