5 dispositivos inteligentes mas… que é estúpido existirem!

5 dispositivos inteligentes mas… que é estúpido existirem!

Tudo hoje em dia é “smart”… desde o smartphone ao smartfork. Sim, um garfo inteligente que apenas lhe diz que está a comer muito depressa.

Na verdade as ideias parecem parvas, contudo, será que um muda fraldas inteligente é de facto útil? Ou será que termos um dispensador de fio dentário que sabe os seus hábitos de higiene é apenas uma ideia estapafúrdia?

VÍTOR M. · 16 MAR 2017


Bem vindos ao mundo IoT, façam favor de entrar na época da Internet das Coisas, tirem os smartcasacos e sentem-se nas smartcadeiras. Os dispositivos da modernidade vão surpreender.

Depois de terem passado pelo smartelevador, vamos ver que há mais coisas estúpidas que são agora inteligentes.

HAPIfork – O garfo inteligente

Sim, nem imagina como um garfo inteligente o pode ajudar. Muitas pessoas têm problemas de digestão ou mesmo não conseguem controlar a ansiedade à mesa e nem dão conta que comem depressa demais.

Este garfo irá contabilizar as vezes que leva comida do prato à boca e se ultrapassar uma garfada a cada 10 segundos será notificado com uma pequena vibração.

Com esta recolha de informações, o utilizador poderá visualizar na aplicação, instalada no seu iOS ou Android, uma estatística e várias sugestões para melhorar a atividade à mesa.

HAPIfork

Dispensador de Fio Dentário

Se pensa que é só na mesa que tem esta tecnologia de ponta… está enganado. Começa logo de manhã cedo o banho de esperteza. Mal chega para lavar os dentes e tem um dispensador de fio dentário que “tem vida inteligente” dentro dele. Isto é, este dispositivo sabe quando usa fio dentário diariamente e reage a isso, com um sorriso. Mas se passa mais de 24 horas sem usar nos seus dentes, então o dispensador fica preocupado e também o avisa.

Quem o produziu referiu mesmo que é o primeiro dispensado de fio dentário inteligente do mundo. A saúde da sua boca tem mais um “soldado da limpeza”.

Floss


oombrella – O Guarda chuva inesquecível

Se estiver a chover, o seu guarda-chuva vai falar consigo e lembrar que não pode deixar o chuço em casa. Ele é inteligente ao ponto de saber muito mais que qualquer meteorologista amador existente dentro do seu smartphone. Esta criação da tecnologia incorpora uma central meteorológica cheia de sensores que analisam a pressão atmosférica, níveis de humidade, temperatura e luminosidade.

Se por acaso se esquecer do guarda-chuva no café, porque já não está a chover, receberá no smartphone um alerta para voltar para trás e recolher o oombrella.

oombrella


Levi’s Commuter – O Casaco de cowboy da Google

Bom, a ideia é meio peregrina, mas está dentro do conceito de “vestir tecnologia” e é para isso que caminhamos a passos largos. Dessa forma, a Levi’s está a desenvolver, em parceria com a Google, um casaco de ganga inteligente que irá trazer para o corpo dos utilizadores informações do Google Maps.

Se for no conceito que vemos no vídeo… fica assim meio inútil fixe, mas se pensarmos que a versão final trará usabilidade para podermos obter informações sobre determinado sítio onde nos queremos deslocar, podemos atender chamadas e ouvir música… então poderá subir de nível e ser considerado casaco de toda a semana, até de domingo…

Levi’s Commuter


Juicero – A máquina de sumo que não faz sumo

Esta é uma máquina com muita tecnologia e que veio ao mundo para… não se sabe bem. Isto é, a máquina apenas espreme sacos de sumo. Então, em vez de garrafas de sumo, ou pacotes de sumo, fizeram em sacos e obrigam o consumidor a pagar uma máquina para espremer o saco. Vistas as coisas, a máquina é inteligente pois ela permanece ligada à Internet para atualizações em tempo real. Um conjunto de sensores digitaliza os códigos QR dos sacos de sumo para obter perfis de pressão optimizados para cada sumo.

Não é a mesma coisa espremer um saco de sumo de laranja ou um saco de sumo de pêssego, naaaa, tem ciência e há sensores para isso.

Juicero

Em resumo…

Mas então esta tecnologia toda é inútil? Os nossos hábitos são influenciados pelo que nos rodeia e há fortes pressões para que sejam utilizadas tecnologias só porque… são moda, porque ficam bem em determinados momentos ou porque trazem algum benefício… mesmo que seja ínfimo!

Complicado? Sentem-se um bocado que o futuro já vos atropela…

Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/5-dispositivos-inteligentes-mas-que-e-estupido-existirem/

Comentários