A “regra dos cinco segundos” ao derrubar comida no chão pode ser real

A “regra dos cinco segundos” ao derrubar comida no chão pode ser real

Seja de forma sarcástica depois de derrubar uma tigela inteira de sopa no chão da cozinha, ou como uma desculpa para não jogar fora aquele biscoito que caiu no chão do quarto, todos já usamos a famosa “regra dos cinco segundos”.

Vida e Estilo Internacional-Yahoo Vida e Estilo, 21 de março de 2017

Você comeria um destes salgadinhos se ele passasse cinco segundos no chão? [Foto: Pexels]Mais

Durante anos os chocolates e torradas foram poupados da lixeira graças a este limite de tempo aparentemente arbitrário.

No entanto, de acordo com especialistas em higiene alimentar, esta regra pode não ser tão arbitrária quanto imaginamos.


Seria difícil comer esta torrada se ela caísse com o patê para baixo [Foto: Pexels]Mais

O professor Anthony Hilton, especialista em germes da Aston University, no Reino Unido, disse ao Metro que “é improvável que bactérias prejudiciais tenham se aderido ao alimento após poucos segundos no chão, num ambiente interno”.

Soa como música aos nossos ouvidos, não?


No entanto, em vez de comer qualquer coisa que tenha passado menos de cinco segundos tocando o chão e de jogar fora desesperadamente qualquer alimento que tenha ficado em contato com o solo por mais tempo, Hilton recomenda fazer um simples teste de observação.

Ele explica que é melhor checar se o alimento está “visivelmente contaminado” com sujeira, e evitar comê-lo, se este for o caso.

É mais fácil comer amêndoas que caíram no chão do que iogurte [Foto: Pexels]Mais

“Ingerir alimentos que passaram alguns momentos no chão jamais será uma coisa completamente livre de risco,” ele explicou.

“Obviamente um alimento coberto por sujeira visível não deve ser comido, mas contanto que ele não esteja obviamente contaminado, a ciência indica que é improvável que ele tenha adquirido bactérias prejudiciais após ficar apenas alguns segundos em contato com o chão, num ambiente interno”.

Em outras palavras, podemos usar o bom senso na hora de decidir o que deve e o que não deve ser ingerido depois de cair no chão.

Alice Sholl
Yahoo Style UK

Comentários