Como funciona a previdência em outros países?

Como funciona a previdência em outros países?

A reforma da Previdência propõe aposentadoria a partir dos 65 anos de idade, com no mínimo 25 anos de contribuição para garantir 76% da média salarial, para os 100% será preciso 49 anos. Contando que a expectativa de vida no Brasil é de 75,5 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contribuinte terá de passar 2/3 da vida trabalhando para conseguir o benefício integral. Será que nos outros países também é tão difícil se aposentar?

Por Daiane Brito, Yahoo Notícias21 de março de 2017

Portugal

A idade de aposentadoria aumentou em 2014 para 66 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição. Os portugueses têm expectativa de vida de 80,9 anos.

(Imagem: Pixabay/JoaquinAranoa)

Bolívia

O país reduziu a idade mínima em vez de aumentar. Homens a partir de 55 anos e mulheres, 50 anos. A expectativa de vida dos bolivianos é de 68,3 anos.

(Imagem: Pixabay/ achavezvargas)

Japão

Conhecido pela longevidade, os japoneses têm expectativa de vida de 83,5 anos. A idade mínima é de 65 anos para ambos, com mínimo de dez anos de contribuição.

(Imagem: Pixabay/cegoh)

Chile

A idade mínima de aposentadoria é de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres). A expectativa de vida dos chilenos é uma das mais altas da América Latina, de 81,7 anos. 
(Imagem: Pixabay/AlexisLeon)

Argentina

Homens se aposentam a partir de 65 anos e as mulheres, 60 anos. A contribuição mínima é de 30 anos e os argentinos têm expectativa de vida de 76,3 anos.

(Imagem: Pixabay/pinthemapproject)

México

Tem idade mínima de 65 anos para ambos, mas uma das maiores médias de aposentadoria “tardia” (72,3 anos). Os mexicanos têm expectativa de vida de 76,8 anos.
 (Imagem: Pixabay/ Unsplash)

França

A idade mínima para o benefício integral é de 65 anos para ambos e deve aumentar para 67 anos até 2022. Os franceses têm expectativa de vida de 82,2 anos.

(Imagem: Pixabay/RonPorter)

Estados Unidos

A idade mínima é de 66 anos para homens e mulheres, com pelo menos dez anos de contribuição. A expectativa de vida dos americanos é de 79,1 anos.

(Imagem: Pixabay/keijj44)

Alemanha

Aposentadoria a partir de 65 anos e dois meses para ambos, com cinco anos de contribuição. A expectativa de vida dos alemães é uma das mais altas, 80,9 anos.

(Imagem: Pixabay/Gaertringen)

Reino Unido

Os homens se aposentam a partir dos 65 anos e as mulheres, dos 61,2 anos. Mínimo de dez anos de contribuição. Os britânicos têm expectativa de vida de 80,7 anos.
 (Imagem: Pixabay/gerarddm)

Fonte: Yahoo


Comentários