Empresas europeias vão administrar quatro aeroportos no Brasil

Empresas europeias vão administrar quatro aeroportos no Brasil

Valor total dos quatro contratos era de R$ 3 bilhões. Por causa do ágio da entrada, o governo vai arrecadar R$ 3,720 bilhões.

Edição do dia 16/03/2017-16/03/2017 20h51 - Atualizado em 16/03/2017 20h51
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Três empresas europeias vão passar a administrar quatro aeroportos brasileiros. O leilão foi na manhã desta quinta-feira (16) em São Paulo.

Foi uma disputa acirrada. Todos os quatro aeroportos em jogo receberam propostas. E três empresas europeias concorreram. Elas tinham que pagar uma entrada à vista de 25% do valor total.

O aeroporto de Fortaleza ficou com a empresa alemã Fraport, que participa de nove aeroportos, entre eles o de Frankfurt. Pagou R$ 425 milhões de entrada; ágio, que é o valor pago acima do lance mínimo, de 18%.

A Fraport também ganhou a concessão do aeroporto de Porto Alegre. Deu R$ 290 milhões, com um ágio inesperado de 835%.

O aeroporto de Salvador ficou com a Vinci, empresa francesa, com participação em mais de 30 aeroportos no mundo. Ela pagou R$ 660 milhões; ágio 113%.

No aeroporto de Florianópolis, quem ficou com a concessão foi a suíça Zurich. Pagou R$ 83 milhões; ágio de 58%.

O valor total dos quatro contratos era de R$ 3 bilhões. Por causa do ágio da entrada, o governo vai arrecadar R$ 3,720 bilhões.

O presidente Michel Temer comemorou nas redes sociais, dizendo que “reconquistamos credibilidade no cenário internacional”.

Para além do ganho financeiro do governo, que foi importante, o que se espera do ponto de vista dos usuários é a melhoria da qualidade dos quatro aeroportos privatizados. O que se pode dizer no momento é que as empresas vencedoras são do ramo. Empreiteiras brasileiras sem grande tradição em aeroportos, que participaram de leilões passados, desta vez por causa da Lava Jato e pela falta de recursos financeiros ficaram de fora.

“Não será mais contratos iguais aos anteriores, que eram muito mais contratos de obras do que contratos de concessão. Contratos de concessão medem a qualidade do serviço”, explicou Moreira Franco, secretário-geral da Presidência.

As empresas assumem o compromisso de ampliar os terminais de passageiros, os pátios das aeronaves e os estacionamentos. A curto prazo, são obrigadas a fazer várias melhorias, por exemplo, na iluminação, no ar-condicionado, nos banheiros e oferecer internet grátis.

O prazo de concessão é de 25 anos para o aeroporto de Porto Alegre e de 30 anos para os demais.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/03/empresas-europeias-vao-administrar-quatro-aeroportos-no-brasil.html


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