ERICSSON REFORÇA PARCERIAS NA ÁREA DE FABRICAÇÃO INTELIGENTE, INDÚSTRIA 4.0 E 5G

ERICSSON REFORÇA PARCERIAS NA ÁREA DE FABRICAÇÃO INTELIGENTE, INDÚSTRIA 4.0 E 5G

A Ericsson e a Comau assinaram um contrato de colaboração que visa explorar o potencial do 5G numa série de projetos relacionados com o desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras na Indústria 4.0 e na fabricação inteligente, suportadas por tecnologia 5G.

NOTÍCIAS-POR PATRICIA FONSECA 6 MARÇO, 2017


Através da combinação entre a liderança da Ericsson nas tecnologias 5G e a liderança da Comau nas soluções de fabricação automatizadas, esta colaboração pretende demonstrar os benefícios das soluções de Internet of Things para a automação industrial. A Comau e a Ericsson vão aproveitar as tecnologias de rede 5G, as plataformas de IoT e as soluções de Cloud e Big Data, existentes e futuras, para promoverem serviços inovadores e aumentarem a competitividade e a eficiência do fabrico, manutenção e controlo de qualidade inteligente.

Esta colaboração visa ainda estabelecer uma forte comunidade industrial e de investigação, e um ecossistema inovador onde a Big Data e a Ericsson, os seus clientes, as universidades, as autoridades púbicas e outras partes interessadas possam entrar e colaborar para promoverem a criação de novas ideias e partilharem recursos. Tudo, para darem a conhecer os benefícios das soluções avançadas de IoT para diferentes aplicações.

Este novo acordo faz parte da iniciativa “5G for Europe”, um programa de investigação e desenvolvimento 5G, transversal às indústrias, que contempla um leque de mercados europeus, como a Suécia, Espanha, Alemanha, Áustria e Itália. A Ericsson dirige o programa cujo objetivo é promover a investigação, inovação e provas pilotos de indústria que usam as redes 5G combinadas com tecnologias IoT e Cloud.

O acordo integra também o programa de I&D interindustrial da Comau – ‘Digital Workplace’ – que se concentra na investigação, na inovação e nos pilotos industriais que usam a próxima geração de redes sem fio e com fio, combinadas com a IoT, inteligência artificial (IA), análise e visualização de dados, técnicas de gestão de dados e tecnologias cloud.

No seguimento deste acordo, a Comau juntou-se à iniciativa ‘5G for Italy’, um programa de investigação e desenvolvimento 5G que abrange várias indústrias e que foi lançado pela Ericsson em conjunto com a operadora TIM. O âmbito desta iniciativa é identificar soluções inovadoras suportadas pela tecnologia 5G, nos segmentos Cloud Robotics e Security. O objetivo final do projeto é permitir que uma solução de monitorização sem fios, baseada na cloud, segura e fiável, controle e processe os dados fornecidos pelos sensores dos robôs e da fábrica em tempo real, aplicando funcionalidades analíticas baseadas num processamento encriptado, e forneça feedback aos clientes para manutenção preventiva.

Fonte: https://business.leak.pt/ericsson-reforca-parcerias-na-area-de-fabricacao-inteligente-industria-4-0-e-5g/

Comentários