Dente de leite pode ajudar a tratar doenças no futuro

Dente de leite pode ajudar a tratar doenças no futuro

Dente é encaminhado para laboratório e, após retirada de material, é armazenado em tanques de nitrogênio

Em Araçatuba, 2 dentistas estão credenciados para coleta

Monique Bueno09.04.17 12:15


Cada vez mais a "fada do dente" vem perdendo espaço nas casas das crianças. O dente de leite, tão querido por ela, agora tem outro fim: tratar doenças no futuro. Dele, são retiradas células-tronco que se multiplicam em milhares e são capazes de constituir novos ossos, músculos e artérias.

Essa já é uma realidade em Araçatuba, onde dois dentistas estão credenciados a coletar o dente para ser armazenado, desde novembro do ano passado. Um deles, o dentista Osvaldo Magro Filho, em entrevista à Folha da Região, destacou a evolução da tecnologia na área da saúde regenerativa. "Isso gera esperanças.

A célula de um dente jovem quer crescer e o que queremos é estocá-la para termos a esperança da reconstrução. Tenho muito interesse que isso aconteça em Araçatuba", disse o profissional, que já recebeu visitas de famílias interessadas na coleta do dente de leite para armazenamento das células-tronco. "Por conta da situação do País, ainda estão analisando a situação."

Magro Filho é credenciado pela empresa R-Crio, um Centro de Tecnologia Celular especializado em isolar, expandir e criopreservar as células-tronco da polpa do dente de leite, localizada na cidade de Campinas. "Sou dentista e voluntário da ONG Turma do Bem. Em Araçatuba, eu e a dentista Sandra Borghi somos coordenadores da ONG que foi escolhida pela R-Crio para promover a responsabilidade social. Por conta disso, fomos convidados a conhecer a empresa em novembro do ano passado e fazer o curso de capacitação para coleta de células-tronco", explicou.

Fonte: http://www.folhadaregiao.com.br/ara%C3%A7atuba/dente-de-leite-pode-ajudar-a-tratar-doen%C3%A7as-no-futuro-1.330641

Comentários