Especialistas orientam como combater doenças oportunistas

Especialistas orientam como combater doenças oportunistas

Os cuidados com a saúde são importantes para garantir boa produtividade no ambiente de trabalho. Algumas doenças são chamadas pela comunidade científica de ‘oportunistas’ porque surgem diante de um quadro de sedentarismo, stress, alimentação deficitária e excesso de movimentos repetitivos, como digitar e ficar sentado com postura inadequada.

Por: Reportagem Local


Para mudar esta rotina de riscos é possível praticar novos hábitos que exigem pouco tempo e espaço. A ginástica laboral é boa aliada na busca de uma vida saudável. “Muitas doenças como hipertensão, escoliose, lesões por esforço repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) surgem quando o trabalhador deixa de se preocupar com a própria saúde”, explica o coordenador-médico da QualyCare, Heleno Strobel Rosa.



A recomendação é que a rotina seja interrompida por pequenos intervalos para a prática de exercícios de alongamento das mãos, braços, pernas e coluna. “Esse comportamento é importante, mas não é suficiente. Cabe ao trabalhador a consciência de realizar exames médicos com frequência e garantir um acompanhamento profissional da própria saúde”, explica Heleno.

Para a publicitária Simone Tosato, 42, o cuidado com a saúde faz parte do cotidiano. “Sempre realizo exames de rotina e prezo por uma alimentação equilibrada acompanhada de exercícios físicos. Tudo isso para garantir uma vida saudável e durável com qualidade”, ressalta.

Dia Mundial da Saúde – Na última sexta-feira (7) foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data faz alusão a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. “Quando se tem consciência de uma vida saudável, muitos benefícios são colhidos em diversas esferas da vida pessoal, tanto no bem-estar consigo mesmo, como com a relação interpessoal. Maior disposição gera mais disponibilidade para trabalhar e saúde, que é o principal objetivo em adotar um estilo de vida positivo”, pontua Heleno.

NOVOS HÁBITOS – A técnica de Segurança do Trabalho da QualyCare, Roberta da Silva Rossi, explica que a ginástica laboral é uma excelente aliada no dia a dia de uma empresa. “O ideal é que cada um faça os exercícios que melhor se adequam à própria rotina e necessidade”, comenta.

Roberta enfatiza que as séries completas duram entre 10 e 15 minutos, mas que há uma diversidade de exercícios que ajudam a quebrar a rotina de sedentarismo.

Área Protegida – A Área Protegida oferecida pela Qualycare é uma modalidade de atendimento em que as empresas ficam seguras, caso haja alguma emergência médica com colaboradores ou clientes.

A empresa aciona a Central de Remoções Qualycare e além do atendimento por um profissional de saúde via telefone que dará as primeiras orientações, é deslocada uma viatura para o local com uma equipe treinada para atender a emergência.

Como diferencial neste serviço, a Qualycare oferece o atendimento de orientações em saúde aos colaboradores da empresa contratante, conforme o diagnóstico situacional realizado no ato da contratação por um profissional de saúde ou acordado entre as partes.

Ginástica Laboral


Confira a galeria de imagens com as dicas de alguns exercícios mais comuns e ideais para quem fica muito tempo sentado, principalmente na frente do computador ou em atividades de excessiva repetição.

Fonte: http://odocumento.com.br/noticias/variedades/especialistas-orientam-como-combater-doencas-oportunistas,20753


Comentários