Microsoft apresenta câmera inteligente que prevê acidentes de trabalho

Microsoft apresenta câmera inteligente que prevê acidentes de trabalho

Não é apenas em seu computador e no seu videogame que a Microsoft pretende trazer grandes revoluções. A empresa revelou nesta quarta-feira (10) como ela pretende utilizar a inteligência artificial para aumentar a segurança dentro do ambiente de trabalho, identificando as pessoas e os objetos presentes no local para indicar e prevenir possíveis acidentes.

Por Redação | em 11.05.2017 às 09h59

A nova câmera inteligente integra uma série de serviços da companhia, como o Azure Stack, Azure IoT Edge e o Microsoft Cognitives Services exatamente para fazer esse mapeamento do ambiente. Em linhas gerais, a nova tecnologia funciona mais ou menos como um Kinect voltado para segurança no trabalho, ou seja, uma câmera capaz de identificar tudo o que se encontra à sua frente e sugerir interações. A diferença é que, ao invés de permitir que você use algum tipo de controle de movimento, ele vai indicar o que há de errado por ali.

Se a câmera identificar que há ferramentas guardadas de maneira imprópria, ela já indica na imagem e mostra que aquilo pode causar um acidente aos trabalhadores. O mesmo pode acontecer caso haja caixas empilhadas de forma errada, objetos no meio de um corredor ou qualquer outra coisa que possa ser identificada como risco à segurança e saúde do funcionário.

Câmera usa inteligência artificial para identificar funcionários e apresentar riscos aos quais eles estão expostos

Outra função bastante interessante dessa câmera inteligente é que ela consegue identificar as pessoas que trabalham ali e dizer se elas são aptas ou não para executar aquela tarefa. Se um funcionário pega uma ferramenta com a qual ele não tem afinidade, a câmera já vai informar que ele não tem o treinamento necessário para operar aquele objeto e indica outro trabalhador que tenha aquele conhecimento e que esteja por perto. Além disso, o dispositivo ainda identifica pessoas não autorizadas dentro da área de uma empresa — mais ou menos como aquelas câmeras de filmes que alertam automaticamente quando há alguém suspeito por perto.

Segundo a Microsoft, todas as imagens captadas por essa câmera podem ser acessadas a partir de um smartphone comum, ou seja, não depende de outros equipamentos especiais para fazer a integração — o que reduz consideravelmente os custos de adoção da tecnologia dentro do setor industrial. A empresa ainda revelou que o seu funcionamento pode ser alterado e adaptado para diferentes tipos de ambientes de trabalho, ou seja, se adequando às necessidades de cada atividade.

A companhia não revelou quando essa novidade chegará de vez ao mercado, mas deixou muita gente animada exatamente pela combinação de vantagens. Além de otimizar os cuidados com saúde e segurança — o que reduz eventuais passivos trabalhistas de maneira considerável —, ela consegue identificar possíveis anomalias em uma linha de produção, evitando que outros problemas surjam no futuro.

Via: The Next Web
Matéria completa:
https://canaltech.com.br/noticia/microsoft/microsoft-apresenta-camera-inteligente-que-preve-acidentes-de-trabalho-93536/

Comentários