Por usar cilindro de oxigênio em chope, ex-prefeito causou morte de paciente

Por usar cilindro de oxigênio em chope, ex-prefeito causou morte de paciente

Ex-prefeito virou réu por peculato e homicídio

Joaquim Padilha-02/05/2017 08h58 - Atualizado em 02/05/2017 16h53


O ex-prefeito de Luiziana, José Claudio Pol, se tornou réu por homicídio e peculato em uma ação civil que apura o desvio do único cilindro de oxigênio móvel da unidade de saúde do município.

O cilindro teria sido utilizado em um barril de chope, durante uma festa particular organizada pelo ex-prefeito, na passagem de 2012 para 2013. Fotos publicadas por familiares do réu mostram o equipamento sendo utilizado para bombear chope.

De acordo com a denúncia do MP-PR (Ministério Público do Paraná), o desvio do equipamento teria causado a morte de uma paciente. O caso ocorreu na madrugada do dia 1º de janeiro de 2013.

Enquanto Pol utilizava o cilindro para bombear chope, uma paciente com quadro grave precisou ser transferida de Luiziana para Campo Mourão, a 30 km de distância. Sem o cilindro, a pacitente foi transportada sem oxigênio, e quando chegou à cidade vizinha, teve parada cardiorrespiratória, morrendo no dia seguinte.

Pol vai responder pelo crime de desvio de patrimônio público para uso particular, chamado de peculado, e por homicídio qualificado por motivo fútil e com dolo eventual, quando se assume o risco de produzir o resultado da morte.

Outras duas pessoas que ajudaram a levar o cilindro até a casa do ex-prefeito também foram denunciadas. A 1ª Vara Criminal de Campo Mourão deu prazo de dez dias para que os réus apresentem defesa escrita.

(com supervisão de Ludyney Moura)
Fonte: http://www.midiamax.com.br/mundo/usar-cilindro-oxigenio-chope-ex-prefeito-causou-morte-paciente-339834

Comentários