Após 32 anos, Microsoft anuncia 'morte' do Paint

Após 32 anos, Microsoft anuncia 'morte' do Paint

Software de edição de imagens, que é parte do Windows, entrou para lista de programas que serão descontinuados nos próximos meses

24/07/2017 | 11h50-Por Redação Link - O Estado de S.Paulo

Paint será encerrado em próximas atualizações do Windows

O Paint, software de edição básica de imagens que acompanha o Windows desde sua primeira versão, vai "morrer" em breve. A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, uma lista de programas que serão descontinuados quando novas atualizações do Windows forem liberadas nos próximos meses e o editor de imagens está entre eles.

O Paint foi lançado junto com o Windows 1.0, em 1985, e foi o primeiro editor de imagens usado pela maioria das pessoas, embora não ofereça muitos recursos. Na era pré-internet, era comum que os pais deixassem o Paint aberto para uma criança desenhar, enquanto estavam ocupados. Muitas pessoas usam o programa até mesmo para cortar imagens e capturas de tela do computador.

A "morte" do Paint já estava prevista, depois que a Microsoft lançou a atualização do Windows 10 para criadores de conteúdo, em abril. Nessa versão, a empresa introduziu uma versão repaginada do software, chamada Paint 3D, que possui ferramentas para edição de imagens em 3D. Com isso, a versão original do sistema ficou em segundo plano.

8 softwares de edição de imagem para substituir o Paint




Por fim, se você quiser aproveitar a morte do Paint para evoluir da edição de imagens, o Photoshop é a melhor alternativa. Hoje, o software da Ado... Leia mais



A Microsoft anunciou que vai descontinuar o software de edição de imagens Paint nas próximas atualizações do Windows.


O Paint.NET é um programa gratuito de edição de fotos e imagens. Ele possui uma interface bastante simples, assim como o Paint.



O Pixlr, por sua vez, é uma boa pedida para quem quiser um bom editor de fotos sem precisar baixar um software. 



Já o Pixlr-o-Matic é uma versão bastante reduzida do Pixlr. Ele pode ser uma alternativa interessante para quem usava o Paint.



O GIMP é um dos editores de fotos gratuitos mais famosos do mercado. É mais complexo que o Paint, mas ainda intuitivo. 



Assim como o GIMP, o PhotoScape é um software gratuito de edição de imagens. Ele foi feito especialmente para Windows.



O Krita vai ser útil para aqueles que usavam o Paint para desenhar e criar imagens do zero. Ele é um software de edição gratuito.




O Polarr é um bom editor de imagens online, assim como Pixlr, e ele oferece também um bom aplicativo gratuito para iOS. 



Por fim, se você quiser aproveitar a morte do Paint para evoluir da edição de imagens, o Photoshop é a melhor alternativa.



Além do Paint, outros programas serão descontinuados em breve, entre eles o Outlook Express, o aplicativo Reader e o Reading List. Contudo, ao contrário dos outros dois softwares, o Paint não desaparecerá na próxima versão do Windows, que será lançada nos próximos meses. Ainda não há uma data para o fim do produto.

Após a repercussão nas redes sociais, a Microsoft se posicionou sobre o assunto. Segundo a Microsoft, quando o Paint for retirado do Windows ainda será possível baixar o programa pela loja de aplicativos. Além disso, disse a empresa, várias das funções do Paint clássico estarão disponíveis no Paint 3d. "No futuro, o MS Paint estará na Windows Store gratuitamente e continuaremos a oferecer atualizações e experiências no Paint 3D, para que as pessoas tenham as melhores ferramentas criativas em um único lugar", disse ainda a Microsoft, em nota.

Fonte: Estadão


Comentários