As 50 empresas mais inovadoras em relacionamento com cliente

As 50 empresas mais inovadoras em relacionamento com cliente


Magazine Luiza foi a companhia que mais inovou no quesito, segundo pesquisa da DOM Strategy

Por Tatiana Vaz-22 ago 2017, 17h37

Magazine Luiza: varejista foi a que mais inovou com a integração dos canais físicos e digitais (Germano Lüders/EXAME/Revista EXAME)

São Paulo – Em um cenário de mudanças tão avassaladoras como o que vivemos hoje, as empresas têm uma missão e tanto: inovar para conquistar (ou ao menos não perder) os consumidores, por meio da relação mantida com eles no mundo real e virtual.

Neste sentido, o varejo é o setor que concentra o maior número de negócios dispostos a investir na maneira de atender os clientes – e o Magazine Luiza é o grande destaque, não só do setor, mas entre as 50 mais inovadoras do país.

É isso o que mostra o levantamento anual “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente” da consultoria DOM Strategy Partners, divulgado hoje, 23.

A análise sinaliza que as varejistas representam 43% das 50 companhias que entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente. Isso tanto por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, como também pelas novas formas de fazer os atendimentos. Marketing de relacionamento:Você sabia que a TI pode te ajudar nisso? Saiba como com a SONDA Patrocinado

“Uma boa ideia precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks são alguns dos negócios elencados como mais inovadores. O Magazine Luiza, no entanto, lidera o ranking pela maior capacidade de alinhar a proposta de vendas e valores dos canais físicos aos digitais.

“O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente”, aponta Domeneghetti.

Para chegar ao resultado, o estudo avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de 3.000 consumidores e informações como releases e relatórios, além de matérias e pesquisas públicas divulgadas nos últimos 12 meses.

As notas foram computadas de acordo com o desempenho das empresas em pelo menos 3 dos 12 requisitos de inovação, que incluem critérios de valor, marca e de operação – proposta de valor, diferenciação, sustentabilidade, canais de atendimento e disponibilidade são alguns deles.

Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil.

EmpresaSegmentoNota
AppleServiços Digitais9,21
NespressoVarejo – Redes Alimentícias / Fast-food9,19
NetflixServiços Digitais9,16
O BoticárioVarejo – Higiene e Cosméticos9,14
Itaú UnibancoBancos e Serviços Financeiros9,13
StarbucksVarejo – Redes Alimentícias / Fast-food9,11
GoogleServiços Digitais9,09
Chilli BeansVarejo – Óticas, Joias e Adereços9,09
Magazine LuizaVarejo – Eletro9,09
Mercado LivreVarejo On-line9,09
UberServiços Digitais9,08
XP InvestimentosBancos e Serviços Financeiros9,07
Hospital Israelita Albert EinstenSaúde9,07
SantanderBancos e Serviços Financeiros9,06
BradescoBancos e Serviços Financeiros9,06
YouseSeguros9,06
Porto SeguroSeguros9,05
99Serviços Digitais9,05
ReservaVarejo ? Vestuário e Moda9,04
CaixaBancos e Serviços Financeiros9,04
IpirangaDistribuição9,04
Banco do BrasilBancos e Serviços Financeiros9,04
ClaroConvergência9,03
MultiplusFidelidade9,03
WhirlpoolBens de Consumo Duráveis9,03
RiachueloVarejo – Vestuário e Moda9,03
Open EnglishVarejo – Educação9,02
Smart FitVarejo – Turismo & Serviços9,02
The Beauty BoxVarejo – Higiene e Cosméticos9,02
UltrafarmaVarejo – Farmácias9,01
NubankBancos e Serviços Financeiros9,01
Carmen SteffensVarejo – Vestuário e Moda9,01
Wine.com.brVarejo – Varejo On-line9
Coca-ColaBens de Consumo não duráveis9
Dr. ConsultaSaúde8,99
NaturaVarejo – Higiene e Cosméticos8,98
SchutzVarejo – Vestuário e Moda8,98
RaiaDrogasilVarejo – Farmácias8,96
NestléBens de Consumo Não Duráveis8,92
P&GBens de Consumo Não Duráveis8,9
FacebookServiços Digitais8,84
Academia Bio RitmoVarejo – Turismo & Serviços8,83
TrivagoVarejo – Turismo & Serviços8,79
Estante VirtualVarejo – Varejo On-line8,79
AviancaAviação8,78
Banco OriginalBancos e Serviços Financeiros8,77
Beauty?inBens de Consumo Não Duráveis8,71
NetshoesVarejo – Varejo On-line8,66
VanidayVarejo – Varejo On-line8,62
CVCVarejo – Turismo & Serviços8,61
Fonte: Exame

Comentários