Gato toma banho? Conheça os cuidados de higiene que os felinos precisam

Gato toma banho? Conheça os cuidados de higiene que os felinos precisam


Banhos semanais ou quinzenais contribuem para limpeza e saúde dos animais, mas não se deve usar produtos com cheiro forte; escovação deve ser diária para impedir que o gato ingira muito pelo.

Por G1 Vales de Minas Gerais-08/08/2017 18h40 Atualizado há 21 horas

Apesar de se lamberem com frequência, gatos também precisam de banho com água e sabão neutro (Foto: Elene Lúcia/Arquivo pessoal)

Donos de cães já são habituados a darem banhos semanais ou quinzenais em seus pets, mas muitos proprietários de felinos não sabem da necessidade que os gatos também têm de cuidados de higiene. Como se lambem com frequência para se limparem, é comum pensar que apenas isso é o suficiente. Mas não é bem assim.

A veterinária Mariana Lisboa Ferreira explica que alguns gatos podem ficar sob estresse durante o banho, por isso o mito de que não precisam dele. No entanto, também são muitos os animais que não oferecem resistência a encararem água e sabão. Em casos de gatos mais dóceis, o banho pode ser semanal, mas, segundo Mariana Lisboa, não há problema caso ocorra a cada duas semanas. Além de proporcionar limpeza, o ato também contribui para a saúde dos felinos.

“Quando o gato fica muito arisco em contato com a água, nesses casos é recomendável levar a uma clínica ou pet shop, onde há profissionais adequados para essa tarefa, pois pode ser necessário fazer uma sedação. É importante dar banho porque deixa o pelo saudável e ainda remove os pelos velhos, diminuindo a quantidade de pelo que o gato ingere. O excesso de pelo pode provocar vômito e outros problemas estomacais”, aponta a Mariana.

Cuidados

Para a veterinária, a melhor forma de diminuir o estresse durante o banho é acostumar o animal desde filhote. É o que fez a dona de casa Elene Lúcia, que há um ano adotou uma gatinha que apareceu na porta da casa dela. Como parte da casa estava em obras, o animal apareceu todo sujo de terra e precisou ser limpo.

“Como ela ia ficar dentro de casa, tive que dar banho. Mas para ela não assustar, esquentei um pouquinho a água, deixei morna, para ficar mais agradável. Ela tenta fugir um pouquinho, mas deixa eu limpar. Dou banho sempre que percebo que ela está mais sujinha”, conta.

Como Elene faz com sua gata, a veterinária Mariana Ferreira destaca que é importante que o dono observe o comportamento do gato, pois enquanto alguns se lambem com frequência para se limparem, outros não se lambem tanto, tornando os banhos ainda mais necessários. Além de uma temperatura ideal da água, é preciso tomar outro cuidado.

“Gatos não gostam de produtos que tenham cheiro forte, por isso é bom utilizar sabão neutro ou shampoo sem perfume. Caso o perfume seja forte, eles podem se lamber mais para tentar tirar o cheiro, e lambendo mais, engolem mais pelo, o que é prejudicial para eles”, aconselha.

Mas, para os donos preocupados em manter a higiene de seus gatos, a veterinária ressalta que banhos podem ser ocasionais, mas a escovação deve ser um cuidado frequente. Segundo Mariana, escovar o felino contribui para a higiene, beleza e saúde do gato ao remover pelos velhos, e portanto deve ser feita diariamente. Em raças de pelo longo, como a persa ou angorá, a tosa também pode ser uma opção para preservar a higiene e saúde do animal.

Fonte: G1

Comentários