Um filme nacional que não é nacional!
Estreado no Japão muito antes do Brasil, ainda não vi nenhum tipo de propaganda a respeito. Um filme bom, uma parte da história que poucos conhecem aqui no Brasil. Vale a pena conhecer, para quem nao conhece. Mostra um resumo do resumo resumido da verdadeira história, apenas um pedaço, mas pode se ter uma idéia do que aconteceu...como narrado, foram presos mais de 30 mil pessoas.
Ah, este filme é baseado no livro de Ferrnando Morais.
O filme, pode-se assistir no link abaixo.
http://vk.com/video_ext.php?oid=200522715&id=164448229&hash=c888cf2052a247a0&hd=1
CORAÇÕES SUJOS - A história da Shindo Renmei
A Shindo Renmei, ou "Liga do Caminho dos Súditos", nasceu em São Paulo após o fim da Segunda Guerra, em 1945. Para seus seguidores, a notícia da rendição japonesa não passava de uma fraude aliada. Como aceitar a derrota, se em 2600 anos o invencível Japão jamais perdera uma guerra? Em poucos meses a colônia nipônica, composta de mais de 200 mil imigrantes, estava irremediavelmente dividida: de um lado ficavam os kachigumi, os "vitoristas" da Shindo Renmei, apoiados por 80% da comunidade japonesa no Brasil. Do outro, os makegumi, ou "derrotistas", apelidados de "corações sujos" pelos militantes da seita.
Militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shindo Renmei declara guerra aos "corações sujos", acusados de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade. De janeiro de 1946 a fevereiro de 1947, os matadores da Shindo Renmei percorrem o Estado de São Paulo realizando atentados que levam à morte 23 imigrantes e deixam cerca de 150 feridos. Em um ano, mais de 30 mil suspeitos dos crimes são presos pelo DOPS, 381 são condenados e 80 são deportados para o Japão. Nesta sua volta à grande reportagem, Fernando Morais conta a história da seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil.
Comentários
Postar um comentário