7 conselhos de segurança para acessar seu banco via celular
novembro 23, 2014
·
Android
·
Windows
·
Dica
Se você é dos que nem sequer se atrevem a conferir o saldo pelo
celular, leia estes conselhos de segurança: servirão para vencer o medo e
aproveitar a comodidade de ter uma versão digital do seu banco na palma da mão.
Cada vez há mais gente que gerencia suas contas pelo celular
graças aos apps de bancos. É cômodo, rápido e acessível em qualquer hora do
dia, sem filas nem deslocamentos. Mas, para muitos, é algo arriscado: 70% das
pessoas que não usam apps móveis de instituições bancárias se preocupam com o
fator segurança. Ao menos é isso o que diz um relatório de 2014 do Sistema de Reserva Federal,
o Banco Central dos Estados Unidos.
Quer saber a verdade? Se você seguir algumas recomendações de
segurança, operar por meio da internet com o app oficial do seu banco é tão ou
mais seguro do que fazer isso por telefone ou pessoalmente.
Conecte-se com seu
banco via redes seguras
Para que o telefone "converse" com seu banco, é
necessário ter uma conexão segura com a internet. As redes wi-fi públicas,
assim como as dos aeroportos ou cafeterias, são perigosas: pode haver alguém na
escuta. Quando você se conectar a essas redes, deve usar apps que criam
"túneis" que ocultam sua conexão. Um dos melhores para essa
finalidade é o Secure Wireless.
Secure
Wireless cria um túnel seguro para se conectar à internet via redes públicas
Use o app oficial
do seu banco, não a versão online
É certo que você pode acessar seu banco a partir do navegador do
telefone, mas é incômodo e pode provocar erros de segurança, como deixar a
sessão aberta. Se o seu banco conta com um app oficial, é melhor dar prioridade
a este recurso. E, claro, lembre-se de se desconectar dele quando terminar.
Não armazene dados
bancários no telefone
A tentação de tirar uma foto do cartão de códigos do banco ou de
anotar o código de acesso na agenda de contatos é grande, mas não ceda: você
pode entrar em sérios apuros. Se, de verdade, você precisar de um lembrete, use
apps como SafePad (Android)
ou Note Lock (iOS),
que são blocos de notas protegidos por senha.
Se
não há mais remédio que salvar dados, use um bloco de notas seguro
Instale um
antivírus para Android ou iPhone
Um antivírus para seu telefone Android ou iPhone ajudará a vigiar os apps
instalados e os sites nos quais navega para saber se cumprem critérios mínimos
de segurança. Não substituem o bom senso, mas como ajuda adicional são muito
úteis, e alguns complementam muito bem a segurança já proporcionada por sistemas
operacionais móveis.
Ative a função
antirroubo no telefone (com a eliminação remota)
Perder o telefone não é perder apenas a agenda de contatos. Em
muitos casos, significa perder também o principal método de identificação que o
seu banco utiliza para verificar sua identidade quando você entra em contato
com a instituição. Seja precavido e ative o antirroubo no Android, iPhone ou
Windows Phone: assim, poderá localizar seu próprio dispositivo e, se for
preciso, apagar todos os dados a distância.
Cerberus é
um dos melhores antirroubos para Android
Habilite o
bloqueio de tela no celular
Usar o banco no telefone é motivo suficiente para ativar um
bloqueio de tela, como umPINou
um padrão.
Se não fizer isso, qualquer pessoa que pegue seu smartphone poderá abrir o app,
e se este não foi fechado corretamente, há detalhes que ficarão à vista, como
seus últimos movimentos ou o saldo das suas contas.
Mantenha seus apps
e o sistema do seu telefone em dia
Hackers adoram explorar falhas de segurança das versões antigas
dos seus apps. Por meio dessas vulnerabilidades, podem roubar informações e
dinheiro. Por mais que seja incômodo,manter
seus apps atualizados, assim como o sistema Android do seu telefone,
ajuda a evitar que intrusos entrem em seu dispositivo pela porta de trás.
En caso de dúvida,
fale com o banco
Para os bancos, é interessante que você use seus apps e que
ninguém roube o seu (e deles) dinheiro. Se você liga para a central de atendimento
ao cliente, farão o possível para informá-lo sobre a segurança da sua conta e
comprovar qualquer problema. Afinal, você está pagando boas comissões.
Portanto, não hesite: ligue
para o seu banco se tiver perguntas sobre a segurança de
seus apps.
Comentários
Postar um comentário