No país onde o chá verde continua a bebida quente favorita, a arte 3D em café vem conquistando corações [en] uma xícara de cada vez.
Inspirados pelas fotos de criações feitas de espuma de leite erguendo-se das xícaras de café, publicadas nas mídias sociais, mais e mais clientes dos cafés do Japão estão pedindo que seus cafés com leite venham com uma obra de arte similar.
Quando se trata de café, o Japão não é nenhum novato. A Associação Japonesa de Café [en] relatou [en] que o Japão é o terceiro país do mundo em termos de consumo total entre as nações que importam o grão.
Em 2010, a japonesa Haruna Murayama [en] venceu o Campeonato Mundial de Arte em Café.
A arte plana em café já é bastante popular em todo o país. Uma busca pelo termo “arte em café“ [ja] no Twitter revela muitas fotos de cafés com leite adornados por corações, folhas, ursinhos, personagens populares de anime e ícones famosos da Internet [en].
Uma máquina de vender café no Aeroporto Haneda, o aeroporto internacional de Tóquio, serve até um cappuccino [ja] ilustrado pelo desenho clássico do rosto de uma mulher japonesa, produzido pela famosa companhia de cosméticos Yojiya [en], de Kioto.
O usuário do YouTube Nowtoo Sugi [ja] publicou o vídeo abaixo, no qual explica como ele desenhou um personagem sobre um café com leite, usando calda de chocolate:
Atingindo novas alturas
Porém, baristas têm levado o fenômeno da criatividade em café a novos níveis com esculturas de espuma de leite em 3D.
Kazuki Yamamoto (@george_10g), o mestre em arte em café que publica fotos de suas criações no Twitter, escreveu em seu blog que ele trabalha em uma cervejaria belga em Osaka. Ele chama sua arte em café de “cappuccino do tempo livre” [暇カプチーノ], uma criação nascida em meio ao tédio ou aos momentos de ócio, naturalmente com muito esforço e cuidado. Certa vez, ele escreveu no Twitter relembrando os muitos trabalhos em café que já havia feito:
O usuário do Twitter @petakopetako respondeu [ja] ao comentário de Kazuki, elogiando sua especilidade:
O efeito das mídias sociais
Donos de cafés e baristas no Japão postaram nas mídias sociais fotos das suas criações em café 3D secretas, que não estão nos menus. Essas imagens circularam entre muitos usuários, mais tarde chamando a atenção de estações de TV locais e revistas.
A publicidade tem atraído tantos novos clientes a alguns cafés que os donos estão tendo dificuldades para atender a demanda. O dono do Café Bar Jihan em Shizuoka escreveu sobre o efeito Facebook em seu blog [ja]:
Ele també escreveu [ja]:
Este artigo foi escrito originalmente por Ayako Yokota. Keiko Tanaka o editou e L. Finch o sub-editou.
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